div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Atos dos Apóstolos – Aula 10

Atos dos Apóstolos – Aula 10

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

A vida de Paulo é divida em três partes: antes da conversão, a conversão e sua iniciação cristã, com suas viagens missionárias. As viagens apostólicas se inspiram, evidentemente, nas viagens de Jesus, na Palestina. E o objetivo dessas viagens de Jesus, era mudar o povo de Israel e os levarem para a divindade, pois Jesus era a própria divindade, ou para os mais céticos, embaixador da divindade. Porém, esse objetivo foi para além dos muros de Israel e alcançou boa parte de todo mundo conhecido na fase do cristianismo primitivo. Jesus veio para salvar tanto os judeus quanto os pagãos. Cumprem-se nas viagens dos apóstolos, as principais ordens de Jesus para evangelizar o mundo conhecido. Já com Jesus havia claro que o cristianismo não era só para Israel, mas foi, sobretudo, com Paulo, que se chegou à constatação que o cristianismo era para ser pregado em todo o mundo. Por isso alguns chamam Paulo de o “13º Apóstolo”. Nas viagens de Paulo há elementos semelhantes, como os grandes discursos de Paulo, milagres, há reações as mensagens do evangelho. Mas há também mensagens especificas em cada viagem, para cada povo. Na última viagem há uma maior peculiaridade, mas ainda assim encontramos semelhanças com as outras viagens. O evangelho sendo primeiramente transmitido de forma oral e só depois foi escrito. Paulo foi o primeiro escritor do novo testamento, e só depois de escrita suas cartas é que os 4 evangelhos que estão na bíblia foram escritos. Por último foi escrito o livro do Apocalipse, que quer dizer “revelação”; escrito por João Evangelista, que era um iniciado nos mistérios, como afirma a filósofa Helena Blavatsky, que também chega a dizer que o apóstolo Pedro não foi um iniciado nos mistérios, mas foi um cabalista. A cabala é a doutrina esotérica do judaísmo. Há uma teoria que diz que os apóstolos como outros discípulos, incluindo as mulheres, e incluindo o próprio Jesus, diz essa teoria que eles tinham diários, onde anotavam seu estudos e suas novas descobertas sobre a nova religião que estava surgido: o cristianismo. João Evangelista escreveu o Apocalipse quando estava preso na ilha de Patmos, na Grécia. O Apocalipse é o último livro da bíblia e tem uma linguagem escatológica.
Na igreja existem vários carismas, como o de escrever, cantar, pregar, e etc. Só que esses carismas precisam ser instituídos. O carisma pede uma instituição, um reconhecimento. Só que existem critérios para saber se o carisma vem do Espírito Santo. Paulo fala de 2 critérios: se aquele carisma está de acordo com as escrituras sagradas. O segundo critério é se o carisma edifica, que contribua com o crescimento qualitativamente da comunidade. Foi em Antioquia da Síria que os discípulos de Cristo foram chamados pela primeira vez de cristãos. É uma comunidade missionária. Antioquia era considerada a terceira Roma, sendo a primeira a própria Roma, a segunda Alexandria e a terceira Antioquia da Síria. Segundo a sagrada escritura, toda ela, a escritura, se cumpriu em Jesus toda a escritura, e a partir dele, se assim queremos, teremos o perdão dos pecados. Em Antioquia temos o discurso querigmático, a aversão judaica a esse discurso, e a adesão dos pagãos. Nas viagens de Paulo existem milagres, discursos, duplas reações, e outras coisas mais. Quase sempre, nas viagens e discursos dos missionários e discípulos de Jesus, os adeptos acabam se tornando fãs dos discípulos de Jesus, dos missionários. E esses discípulos insistem em realçar que fazem milagres, discursos cristãos em nome de Jesus, que é Jesus que cura, tudo vem por meio dele. E segundo a sagrada escritura, é preciso passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus. E segundo uma amiga minha, Luiza Raquel, quanto mais próximo de Deus, mais tentações e dificuldades acontecerão para colocar nossa fé em prova.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário