div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sacramentos – Aula 9

Sacramentos – Aula 9

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

Fé, batismo e ressurreição estão interligados. A evangelização deve ser pregada desde a infância através da cultura. De um meio que a criança fique fácil de absolver. Um certo filósofo, acho que é Platão, diz que até mais ou menos os 14 anos, a criança deve ter uma educação nos “parâmetros militar”, de obediência aos pais e as leis, sem deixar de viver toda a magia dessa idade, como estudar, aprender brincando. E só aos 15 anos deve ser iniciada na filosofia. Por isso só se pode se crismar quem tem acima de 15 anos. Mas nada impede que já na infância a criança seja introduzida na educação filosófica através das fábulas, por exemplo.
Quem me faz criatura nova é Deus, por meio do batismo. Segundo a tradição católica, a fé é um ato subjetivo, e o batismo um ato objetivo. Assim sendo, fé e batismo são complementares. O batismo é a celebração da fé. Mais importante é o dom de Deus, e o dom de Deus recebemos no batismo. O batismo, assim sendo, é uma conseqüência do subjetivo. O pré-requisito para ser batizado é ter a fé. O efeito do batismo vem por meio de um rito para receber por meio de Cristo a graça divina. Mesmo tendo a intercessão do padre no ato no batismo, quem batiza é Deus. Mesmo que em algum momento da vida, quando se perde a fé, o batismo permanece em nossos corações. Porém, mesmo que o batismo esteja nos nossos corações, o batismo pode estar adormecido, e a penitência vem para acordar o batismo. Deus nos transforma por meio do batismo, pois, simbolicamente, no batismo nós morremos e ressuscitamos. A iniciativa de Deus é absoluta, nós podemos amar por que somos amados. Quem é responsável pelo filho? A mãe. Então, a igreja é a mãe e é a responsável pelo batismo tanto de crianças como de adultos.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário