div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Teologia Joanina – Aula 5

Teologia Joanina – Aula 5


Escola Teológica Ministerial, da Igreja Santa Júlia, do bairro do Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil


            A comunidade cristã deve viver a harmonia, a paz, mas uma paz guerreia, com fé e obras. Além de sermos testemunhas em Cristo, e ajudar os mais necessitados. E para isso todos da comunidade devem se unir pela estrela que nos une, olharmos a estrela que nos une, que é a divindade.
            O derramamento do Espírito Santo é a vivência de Jesus. A ressurreição tinha que acontecer, pois é o ápice de uma vida em glória. A experiência da ressurreição é glorificante, é o Jesus vivo! Vivo! A pergunta é: e todos os outros santos e santas, e os bons homens e mulheres que morreram? Ainda estão vivos, através de suas obras, pois diz na Escritura: “Pelas vossas obras vos conhecereis”.
            O simbolismo é um estudo importantíssimo para o Evangelho Segundo João.
            Observação em João: só no seu evangelho há o episódio quando Jesus chorou. O Relato do sofrimento de Jesus em João é mais forte.
            A união íntima com a divindade revela-se com Jesus sendo filho do Pai Celestial. O Evangelho é uma experiência do conceito de pessoa, verdade, liberdade, e etc. E essa igreja transmite essa experiência até hoje. Com relação santíssima trindade - Pai, Filho e Espírito Santo – as 3 pessoas agem em comunhão, com uma profunda ligação entre as 3 pessoas da santíssima trindade.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário