div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Teologia Joanina – Aula 4

Teologia Joanina – Aula 4


Escola de Teologia Ministerial, da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.


            Os discursos de Jesus em João foram abordados de forma mais profunda, com clímax, como no diálogo de Nicodemos. Há também um clímax no episódio de Jesus com os samaritanos, como também no capítulo 14. Os evangelhos são catequéticos, até a palavra “água”, incluída em certo contexto, tem um significado teológico. A pessoa faz um caminho. O rito evoca isso, abrindo e fechando ciclos, se aprofundado.

Eu sei que é confortante ouvi que existe vida após a morte para aliviar a dor da morte de um ente querido, porém, para além disso, essa afirmação é uma verdade, e por isso, além do sentimento de conforto, tem que ser dita. Há vida após a morte, porém, como bem lembrou o filósofo alemão Nietzsche, não devemos negar essa vida que vivemos, terrena, em prol de uma vida no além. Pois eu digo: que devemos antecipar essa vida celestial ainda nessa vida nossa terrena; pra agora, aqui e agora, pois Jesus diz: “O Reino dos Céus está próximo”. Transformar nossa vida numa obra de arte; pegar toda nossa tragédia, comédia, drama, épico, tragicomédia e transformar numa obra-prima. As provações são essenciais para firmar nossa fé. O ideal, é claro, era que não existisse a dor e o sofrimento, que só nós conhecêssemos o caminho do amor, porém, já que a dor existe, que aprendamos com ela, a dor, e assim, superaremos a dor. Como diz os orientais: “Não enxuga as lágrimas do teu irmão até que ele compreenda por que está sofrendo.” A dúvida é essencial para ter fé. Aliais, a partir da fé, devemos resolver as dúvidas através da lógica, da razão, da arte... os cientistas chamam essa fé de intuição. Os grandes cientistas são muitos intuitivos. Veremos então que o sentido da jornada está durante a jornada.

Autor: Victor da Silva Pinheiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário