Teologia Joanina
– Aula 4
Escola de
Teologia Ministerial, da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de
João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.
Os
discursos de Jesus em João foram abordados de forma mais profunda, com clímax,
como no diálogo de Nicodemos. Há também um clímax no episódio de Jesus com os
samaritanos, como também no capítulo 14. Os evangelhos são catequéticos, até a
palavra “água”, incluída em certo contexto, tem um significado teológico. A
pessoa faz um caminho. O rito evoca isso, abrindo e fechando ciclos, se aprofundado.
Eu sei que é
confortante ouvi que existe vida após a morte para aliviar a dor da morte de um
ente querido, porém, para além disso, essa afirmação é uma verdade, e por isso,
além do sentimento de conforto, tem que ser dita. Há vida após a morte, porém,
como bem lembrou o filósofo alemão Nietzsche, não devemos negar essa vida que
vivemos, terrena, em prol de uma vida no além. Pois eu digo: que devemos
antecipar essa vida celestial ainda nessa vida nossa terrena; pra agora, aqui e
agora, pois Jesus diz: “O Reino dos Céus está próximo”. Transformar nossa vida
numa obra de arte; pegar toda nossa tragédia, comédia, drama, épico,
tragicomédia e transformar numa obra-prima. As provações são essenciais para
firmar nossa fé. O ideal, é claro, era que não existisse a dor e o sofrimento,
que só nós conhecêssemos o caminho do amor, porém, já que a dor existe, que
aprendamos com ela, a dor, e assim, superaremos a dor. Como diz os orientais:
“Não enxuga as lágrimas do teu irmão até que ele compreenda por que está
sofrendo.” A dúvida é essencial para ter fé. Aliais, a partir da fé, devemos
resolver as dúvidas através da lógica, da razão, da arte... os cientistas
chamam essa fé de intuição. Os grandes cientistas são muitos intuitivos.
Veremos então que o sentido da jornada está durante a jornada.
Autor: Victor da
Silva Pinheiro
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