div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Teologia Joanina – Aula 3

Teologia Joanina – Aula 3

Escola Teológica Ministerial da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil

            Segundo um cristão, os evangelhos são a fina flor da Escritura, e que o Evangelho de João é a fina flor dos evangelhos. Lembrando mais uma vez que diferentemente das ciências das religiões, a teologia tem como ato primeiro, antes de iniciar os estudos, a fé. Mas, as ciências das religiões também tem sua importância, e extrema importância, principalmente com relação a crítica. É um estudo validíssimo, importante para se chegar a uma verdade, avaliando todos os lados de um assunto, o chamado perspectivismo.
Os evangelhos sinóticos falam apenas de 1 viagem de Jesus a cidade de Jerusalém nos 3 anos de vida pública. Já o Evangelho de João fala de 4 viagens de Jesus a cidade de Jerusalém nos 3 anos de vida pública. Isso lembra o lado histórica do Evangelho de João; porém, os estudiosos consideram que o Evangelho de João está mais focado na teologia do que na história. Já que evangelho é diferente de biografia. Ainda pode ser dividido o Evangelho de João de maneira geral em sinais (milagres, pregações na Galileia e Judéia) e glória (Paixão, Morte e Ressurreição). Porém, pode-se incluir essa divisão a fase inicial, que é a parte inicial filosófica, o batismo de João e o chamado dos discípulos. Dividido assim o evangelho em 3 partes.
            João quer ligar os sinais a glória, como mostra na ressurreição de Lázaro: “Jesus chorou”; nos sinóticos tenta acentuar. Pormenores de João: as alegorias (do bom pastor, porta, grão de trigo, videira); os discursos: revelação do poder do filho, pão da vida, da ceia, lava-pés; diálogo com Nicodemos, e etc.
            Os evangelhos foram escritos em grego, mas inseridos numa cultura hebraica, judaica. É importante não só para os evangelhos, como para toda a Escritura, entender o significado simbólico de muitas partes da Escritura. Diz a filósofa russa Helena Blavatsky, que quando formos estudar uma religião, devemos nos focar em 3 pontos: histórico, mítico e místico. Em Jesus, há o Jesus histórico, há o Jesus mítico, e há o Jesus Místico.
            Sabe o que diz a Escritura sobre os que Jesus ama? Diz: “...e os amou ao extremo”, em João, capítulo 13, versículo 1. Assim como Jesus, devemos também amar o próximo ao extremo, e também amar os ideais filosóficos, não qualquer ideal, mas os ideais filosóficos, que passem nas 3 peneiras de Sócrates: da bondade, da utilidade e da verdade. Ou que passe na trindade platônica: do bem, que é tudo que une; do belo, que é tudo que eleva; e do justo, que é cada coisa no seu lugar. Lembrando que todos os outros mandamentos são desdobramentos dos dois primeiros mandamentos: amai a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário