div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 3 de abril de 2014

A História do Povo de Israel – Aula 3

A História do Povo de Israel – Aula 3


Escola Teológica Ministerial da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.


            A história do povo de Israel começa mais especificamente, segundo o professor, no capítulo 12 do primeiro livro da Bíblia, o Gêneses. A Bíblia nos mostra um Deus que através dos atos revela-se a um povo humilde, segundo o professor. A experiência de fé é mais forte e imaginativa quando é vivenciada em comunidade. É um processo que pode se revelar esplêndido num dado momento, através de um rito, mas sua cultura foi se construindo aos poucos, como é moldada as belezas da natureza.
            Assim foi na história do povo de Israel, como diz na Escritura, somos templo de Deus, e Deus estará conosco em qualquer lugar que estamos. O povo de Israel é o povo escolhido de Deus para ser exemplo a todo mundo, para servir a humanidade, as nações. É como Jesus diz na Escritura: “Eu vim ao mundo para servir, e não para ser servido.” Não é ser escravo do outro, mas quem é superior tem a natureza de ajudar o próximo a elevar-se as coisas do alto, através da pedagogia, por exemplo. É o divino sacrifício que faremos ao outro para resgatar a ovelha desgarrada.
            - Uma observação sobre os escribas e fariseus: todo escriba era fariseu, mas nem todo fariseu era escriba -
            Os eventos históricos de Israel são importantes pois passam mensagens de cunho teológico, filosófico e etc, e não somente o teor histórico em si. A posição geográfica da Palestina é estratégica, é uma região de passagem, que liga a Ásia ao Mediterrâneo. E isso influenciou na complexa Bíblia, por ser uma região culturalmente forte, de encontro de diversas culturas. Uma frase que resume a alma do povo de Israel é: “Um deserto e um povo que caminha...”

Autor: Victor da Silva Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário