div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 10 de abril de 2014

A História do Povo de Israel – Aula 4

A História do Povo de Israel – Aula 4


Escola de Teologia Ministerial, da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.


            Israel Significa: povo eleito, escolhidos. A história do povo de Israel começa com os patriarcas, os primeiros grandes pais dos hebreus: Abraão, seu filho Isaac, e seu neto Jacó, que depois recebeu o nome de Israel. Abraão sai da cidade Ur, em direção a Canãa, e ficam migrando de cidade em cidade, são inicialmente um povo seminômade. Até que Jacó, e toda a sua família, as 12 tribos de Israel, se fixam no Egito, por influência de José, que se tornou o braço direito do Faraó, governador de todo o Egito. As terras próximas do rio Nilo são muitos férteis, apesar do rio Nilo atravessar uma região desértica no Egito.
            Com o passar dos anos, o povo hebreu cresce muito, e um dos faraós ver nisso uma ameaça e começa a opressão ao povo hebreu. Porém, Moisés, um hebreu que viveu e estudou a tradição egípcia, no palácio do Faraó, se torna o líder dos hebreus e guia-os, em direção a duas libertações: a física, da opressão no Egito, indo todos ao deserto; e a outra libertação foi a espiritual, pois o povo hebreu passou 40 anos no deserto, tempo suficiente para Moisés ajudar a moldar uma cultura a um povo, por influência de um Deus único. Vão esse povo em busca da terra prometida, em Canãa, atual Palestina, Israel. Moisés morre pouco antes do povo judeu entrar nessa terra que mana leite e mel, como diz na Escritura. Os 40 anos no deserto serviram para esse povo se moldar e buscar uma identidade, buscar um norte.
            São 3 as tradições que influenciaram na narração da história do povo de Israel, que são: a javista, a eloísta, e sacerdotal, sendo a sacerdotal a principal vertente. Quando na bíblia diz que Deus é “Javé”, “Iavé”, que dizer que Deus é: “Aquele que é”.

Autor: Victor da Silva Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário