div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 8 de maio de 2014

A História do Povo de Israel – Aula 6

A História do Povo de Israel – Aula 6


Escola Teológica Ministerial, da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.


            A época dos patriarcas foi a época inicial da história do povo de Israel, era um povo que caminhava. Depois esse povo muda para o Egito, aonde a terra é mais fértil, por causa das cheias do rio Nilo que deixam a terra mais fértil quando a água recua. Porém, se Israel entrou no Egito com privilégios do próprio faraó, com o tempo, e o passar dos anos, passou a fazer pesados trabalhos e ser oprimido no Egito. Então, com Moisés sendo usado por Deus, há a libertação primeiramente do coração, depois há a libertação física dos hebreus. Liderados por Moisés, passam 40 anos no deserto onde Deus usando Moisés como instrumento, ajuda então a esse povo peregrino a formar uma cultura, a moldar uma cultura própria. Depois de 40 anos chegam a terra prometida, Canaã. Depois da morte de Moisés, poucos antes do povo se estabelecer em Canaã, Josué assume a liderança.
            Como dizem os judeus, “o deserto é um lugar de encontro com Deus”. Por isso eu digo: “Minha espada é a palavra, e meu escudo é a fé. Meu destino são os desertos e as geleiras.” Por isso Jesus passa 40 dias no deserto para ser tentado e vencer as tentações. O Novo Testamento remonta o Antigo Testamento; o Novo Testamento é uma releitura do Antigo Testamento, só que uma releitura bem peculiar.
            O sogro de Moisés, Jetro, e sua comunidade, ensinou a Moisés, como diz na Escritura, uma forma de liderar e governar de maneira mais participativa e descentralizada, e isso ajudou muito a Moisés e ao povo. Porém, essa não foi a única contribuição de Jetro. Com o passar do tempo, observamos a formação de uma sociedade participativa, fraterna, justa e guerreira. Ser uma sociedade guerreira, naquele tempo do Antigo Testamento, era essencial para um povo sobreviver e viver em meio a outros povos vizinhos prontos para a guerra. Como diria os romanos: “Se você quer a paz, esteja preparado para a guerra.” A palavra “Israel”, significa: “Deus luta”. Já “hebreu” é uma palavra ligado a algo como um povo peregrino. Israel resume o espírito do povo hebreu que se tornou o povo judeu posteriormente.

Autor: Victor da Silva Pinheiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário