div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sexta-feira, 28 de março de 2014

A História do Povo de Israel - Aula 2

A História do Povo de Israel - Aula 2


Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.


A bíblia foi se construindo aos poucos, é um encontro de culturas, línguas, religiões e etc. Aonde é em Jesus que há o sol da bíblia.
Dízimo é diferente de oferta que é diferente de contribuição. Se você dar o dízimo, legal, mas se além disso você dar a oferta, melhor ainda.
Num dos concílios da igreja católica, estabeleceu o culto da dulia, que é a veneração, não adoração, mas veneração a Maria e aos santos, e o culto da latria, da santíssima trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Só lembrando que o estudo da exegese é o estudo das origens, e da hermenêutica, é o estudo da atualização segura. São os métodos de estudo elaborados pela igreja.
O Reino foi dividido em norte(Israel) e sul(Judá). Porém, esses dois reinos se corromperam com o passar dos anos, e assim quebraram a aliança.
A palavra patriarca quer dizer: pai. Os primeiros comandantes do povo de Deus foram: Abraão, Isaac e Jacó. E os reis foram: Saul, Davi e Salomão. O Pentateuco, os cinco primeiros livros da bíblia, é a Torá judaica, que a tradição credita a Moisés como sendo o autor, e quando este morreu, seu sucessor Josué, terminou de escrever o livro. Segunda a tradição, foram escritos a partir da época do Êxodo. O livro do Gênesis fala das origens, início e princípio. O livro do Êxodo marca a saída do povo hebreu do Egito. Levítico é um manual litúrgico, de como encontrar um meio de vida com Deus. Números é marcado por 2 censos e por que esse livro tem o gosto pelos números. E por fim, o último livro do Pentateuco é Deuteronômio, esse nome é relacionado a tradição grega dos 70, que entendeu a expressão hebraica “uma cópia da Lei”, como “um segunda Lei”,
Depois vem os livros históricos: aborda a aliança do povo com Deus, erros do passado e projetos para o futuro, são eles: Josué, Juízes, Rute, Samuel 1 e 2, Crônicas 1 e 2, Reis 1 e 2, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus 1 e 2.
Livros sapiências: são poemas, oração, hinos, reflexões, ditos populares do povo hebreu. São esses: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, e Eclesiásticos.
Livros Proféticos: vivenciam os acontecimentos e fala da infidelidade do povo a convocação para conversão. São esses: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. Esses são os livros do Antigo Testamento.
Novo Testamento: Evangelhos (Mateus, Marcos Lucas e João); Cartas Paulinas: Romanos, Coríntios 1 e 2, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenes, Tessalonicenses 1 e 2, Timóteo 1 e 2, Tito, Filemon, Hebreus; Cartas Católicas: Tiago, Pedro 1 e 2, João 1,2,3. Judas Tadeu; Apocalipse: Revelação.
Os grupos políticos e religiosos da época de Jesus eram: os Saduceus, os Doutores da Lei (Escribas), os Fariseus, os Zelotes, os Herodianos, os Essênios e os Samaritanos.    

Autor: Victor da Silva Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário