div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mensagens filosóficas e teológicas cristãs



Mensagens filosóficas e teológicas cristãs


Temos que amar o próximo ao extremo, com misericórdia. Khalil Gibran diz: "Minha religião são meus atos e minhas atitudes." Que vivenciemos a igreja e levemos a igreja aonde formos, pois a igreja vive em nós. Altar maior é nosso altar interior. Que não pensemos duas vezes para largar as 99 ovelhas na igreja e ir em buscar da ovelha desgarrada. Que sejamos pastor não apenas na igreja, mas aonde formos: trabalho, família... Que Deus esteja diante de nós, a nossa frente, nos guiando na guerra maior que é a sabedoria versus a ignorância; e saiba que só a sabedoria nos liberta. Podem-nos tirar a família, a liberdade e até a vida, mas não podem nos tirar a sabedoria. Eu vim para auxiliar os párias, as minorias, os excluídos, os marginalizados.


(...)


Um amigo meu quando estava fazendo engenharia civil na UFPB, fez um novo vestibular para se tornar bombeiro. Estudou, mas não passou. Depois que terminou o curso de engenharia civil ele foi contratado por uma empresa e está ganhando por volta de 10.000 dólares por mês. Imagine se ele tivesse passado para bombeiro, não estaria ganhando essa grana toda. Então, Jackson Kleber, Deus escreve certo por linhas tortas sim senhor. E o destino já provou ser irônico muitas vezes. Diz na bíblia que tudo está escrito... Mas a vida só está escrita para aqueles que constroem o próprio destino. Só há destino se o construímos. E a dor é um exemplo que Deus escreve certos por linhas tortas, pois, muitos só se convertem depois da dor. E os filósofos estóicos acreditavam que na dor também pode existir amor. É o amor fati, amor ao destino, dos filósofos estóicos, que é: não apenas se acostumar com aquilo que não pode ser mudado, mas amá-lo, como Jesus amou a cruz. E para todas as outras coisas que podem ser mudadas, devemos lutar. A dor é pedagógica, porém, nem todos aprendem com a dor, pois o mundo sofre e o mundo não é sábio. Pois bem, a partir de agora, que aprendemos com a dor, para compreende-la e supera-la.

(...)


O homem não é o ápice da evolução, existe algo além do homem, e Nietzsche sabia disso, tanto que ele diz: "E o vosso mais alto pensamento de vida devei-los ouvir de mim, e é este: o homem é algo a ser superado!" O super-homem que Nietzsche descreve na sua obra-prima "Assim falou Zaratustra", o super-homem é o herói, que na linguagem católica são os santos e santas. Os santos são nossos heróis, como fez São Francisco de Assis que fez uma viagem missionária para pregar o evangelho no oriente médio. Então, vamos rumo à divindade, e que os santos nos ajudem a mostrar o melhor caminho. Sejamos imitadores de Cristo, pois Jesus diz: "Sedes perfeito como meu Pai é perfeito no Céu."


(...)


A natureza não dar nada de graça, e as coisas não vão cair do céu se permanecermos na inércia, se nós não lutarmos. A natureza trabalha a longo prazo, pois então, que estejamos em harmonia com a natureza, as respostas estão na vida e na natureza. Deus se comunica com a gente de várias formas: sonhos, amigos, desconhecidos, filmes, músicas, estudo, intuição, premonição... A questão é que Deus só vem até a gente, se nós tomarmos uma decisão: crermos. Temos o livre arbítrio, e a decisão de se converter ou não a praticar a virtude. São Tiago diz: "Fé sem obras é a morte". Pois então... Vamos todos juntos voar, nem que para isso nos rasguemos num céu tempestuoso. Quando o príncipe toma a decisão de salvar a donzela, começa a aparecer armas mágicas na caminhada até o castelo da rainha má, e assim, uma tarefa que parecia impossível, agora é possível por que no começo da caminhada o príncipe passou a crer na vitória. E se por acaso não sairmos vencedores no final da caminhada, pelos menos tentamos, como diziam os antigos: não é a vitória e não é a derrota que nos pertence, o que nos pertence é a luta. Se no final, formos agraciados com um belo pôr-do-sol, parabéns, se não, bola pra frente.


(...)


O filósofo Nietzsche diz: "Aonde encontro uma criatura viva, encontro desejo de poder." Segundo o filósofo Platão, a alma é eterna. E o que há de mais sagrado no homem é à vontade. Foi através da vontade que Jesus realizou milagres. A vontade nada mais é do que um desejo mais apurado. E segundo um outro filósofo que esqueci o nome: "A evolução é uma questão de apuração do gosto!" Primeiro desejamos, que é algo mais material, mais terreno, mais instintivo. E à medida que vamos nos aperfeiçoando, vamos transformando esses desejos em algo mais sublime, sutil, das coisas do alto. E assim, quando menos se esperar, roçamos a divindade através da vontade.


(...)


Segundo os gregos antigos, existem 3 tipos de amor: "philia", que é um amor de amizade, que é o que nós sentimos pelos amigos e familiares; o outro amor é o "eros", que é o amor de um homem e de um mulher, o amor de um casal; e o terceiro tipo de amor, que é superior aos outros dois tipos de amor, é o "ágape", que é o amor incondicional, que era o que os apóstolos e discípulos sentiam por Jesus Cristo, e era o que Jesus sentia pela humanidade. Esse amor é o mais sublime e o mais difícil de ser alcançado. Mas, como diria um ex-jogador de futebol, é sob pressão que somos reconhecidos, quanto mais difícil for a caminhada, melhor será o gosto da vitória.


Autor: Victor da Silva Pinheiro










Nenhum comentário:

Postar um comentário