Apocalipse –
Aula 2
Escola de
Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da
cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil
João
quando escreveu o Apocalipse, estava preso na ilha de Patmos, na Grécia, numa época
de muita perseguição aos cristãos. O simbolismo cósmico que há no Apocalipse,
simboliza as forças pró e contra Cristo, que são de proporções cósmicas. O
simbolismo antropológico, é óbvio, diz respeito ao homem. O simbolismo
teriomórfico diz respeito aos animais. O simbolismo aritmético diz respeito aos
números. E o simbolismo cromático, diz respeito às cores. O cordeiro, aquele
mesmo animal que é posto em sacrifício no Antigo Testamento, no Apocalipse
simboliza Jesus, cordeiro pascal, cujo sangue opera a libertação do povo. Por
falar em sacrifício, não adianta o mais lindo rito de sacrifício, se não é do
coração, interna, como lembra a crítica no livro de Amós, capítulo 5, versículo
21 ao 25. A páscoa do Antigo Testamento é um sinal da páscoa cristã. Se na
páscoa hebraica celebra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, a
páscoa cristã celebra a libertação do espírito, porém, com o coração preso a
Cristo.
Lembrando
outro simbolismo: os cabelos brancos simbolizam a eternidade, como há no livro
de Daniel, capítulo 7, versículo 9. O filho do homem que Daniel viu é o mesmo
do Apocalipse: é Jesus, que reinará pelo século dos séculos, como diz na
Escritura. Enquanto o homem é temporal, Deus é eterno; Deus é, foi e será. As
curas de Jesus possuem um significado salvívico, eterno e escatológico. O
Apocalipse lembra mártir, e na época que foi revelado, existiram vários
mártires cristãos, que deram a vida por Jesus. Uma frase que simboliza a
relação dos mártires com seus perseguidores, é uma frase do filósofo alemão
Nietzsche: “E aqueles que foram vistos dançando, foram considerados insanos,
por aqueles que não podiam ouvir a música”. O amor de Deus nos conduz a
verdade, e a verdade de Deus nos conduz ao amor. Amor e verdade andam juntos.
O
ecumenismo busca coisas semelhantes, em comum, entre as diversas religiões,
para que juntas, melhorem a humanidade. Por isso o Papa vai visitar os líderes
de outras religiões, e por isso o catolicismo prega o ecumenismo. Quando diz em
uma das cartas: “Abandonastes o teu primeiro amor”, quer dizer que houve um
esfriamento da fé, que necessita está sempre em calor, em comunhão, em
movimento, vivo, como brilha uma fogueira na escuridão mais perigosa. A riqueza
dos cristãos não é algo material, mas espiritual; ter o coração de ouro, como
Jesus tinha.
Autor: Victor da Silva Pinheiro
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