div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Apocalipse – Aula 2




Apocalipse – Aula 2

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil

            João quando escreveu o Apocalipse, estava preso na ilha de Patmos, na Grécia, numa época de muita perseguição aos cristãos. O simbolismo cósmico que há no Apocalipse, simboliza as forças pró e contra Cristo, que são de proporções cósmicas. O simbolismo antropológico, é óbvio, diz respeito ao homem. O simbolismo teriomórfico diz respeito aos animais. O simbolismo aritmético diz respeito aos números. E o simbolismo cromático, diz respeito às cores. O cordeiro, aquele mesmo animal que é posto em sacrifício no Antigo Testamento, no Apocalipse simboliza Jesus, cordeiro pascal, cujo sangue opera a libertação do povo. Por falar em sacrifício, não adianta o mais lindo rito de sacrifício, se não é do coração, interna, como lembra a crítica no livro de Amós, capítulo 5, versículo 21 ao 25. A páscoa do Antigo Testamento é um sinal da páscoa cristã. Se na páscoa hebraica celebra a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito, a páscoa cristã celebra a libertação do espírito, porém, com o coração preso a Cristo.
            Lembrando outro simbolismo: os cabelos brancos simbolizam a eternidade, como há no livro de Daniel, capítulo 7, versículo 9. O filho do homem que Daniel viu é o mesmo do Apocalipse: é Jesus, que reinará pelo século dos séculos, como diz na Escritura. Enquanto o homem é temporal, Deus é eterno; Deus é, foi e será. As curas de Jesus possuem um significado salvívico, eterno e escatológico. O Apocalipse lembra mártir, e na época que foi revelado, existiram vários mártires cristãos, que deram a vida por Jesus. Uma frase que simboliza a relação dos mártires com seus perseguidores, é uma frase do filósofo alemão Nietzsche: “E aqueles que foram vistos dançando, foram considerados insanos, por aqueles que não podiam ouvir a música”. O amor de Deus nos conduz a verdade, e a verdade de Deus nos conduz ao amor. Amor e verdade andam juntos.
            O ecumenismo busca coisas semelhantes, em comum, entre as diversas religiões, para que juntas, melhorem a humanidade. Por isso o Papa vai visitar os líderes de outras religiões, e por isso o catolicismo prega o ecumenismo. Quando diz em uma das cartas: “Abandonastes o teu primeiro amor”, quer dizer que houve um esfriamento da fé, que necessita está sempre em calor, em comunhão, em movimento, vivo, como brilha uma fogueira na escuridão mais perigosa. A riqueza dos cristãos não é algo material, mas espiritual; ter o coração de ouro, como Jesus tinha.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário