div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Apocalipse – Aula 1


Apocalipse – Aula 1

Aula ministrada na Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

            Quando estudarmos o Apocalipse, é necessário lembrar que o Apocalipse está associado à esperança, coragem e alegria. O Apocalipse fala de um matrimônio onde Jesus é o esposo, e a igreja é a esposa. Essa união também é dada no sofrimento.   Muitos símbolos e imagens do Apocalipse são tirados do Antigo Testamento. Apocalipse quer dizer: ‘revelação’. Essa palavra vem da língua grega, e quer dizer: ‘velar de novo’. Provavelmente foi escrito esse livro pelo apóstolo João, numa época de muita perseguição. João escreveu o livro para pequenas comunidades.
Quando ele escreve as 7 igrejas, 7 é o número da totalidade, então escreve para todas as igrejas, e não só para as 7 literalmente. Os simbolismos que se encontram são esses: cósmico, antropológico, teriomórfico, aritmético e cromático. O livro divide-se nas seguintes partes, em ordem cronológica: primeira parte: prólogo; segunda parte: cartas as 7 igrejas; terceira parte: as visões proféticas, que por sua vez se subdivide em mais 3 fases: a igreja de Israel; a igreja  e o adversário; a Nova Jerusalém; por fim, a última parte é o epílogo.
            A eucaristia é um encontro com Jesus. Na passagem dos discípulos de Emaús, no Evangelho Segundo Lucas, os discípulos só reconhecem Jesus quando ele partiu o pão, e quando Jesus partiu o pão, o ato de partir o pão simboliza o sacrifício. Sendo que Jesus foi esse último e definitivo sacrifício. Pois bem, se na eucaristia há um encontro, no Apocalipse há uma união, um matrimônio.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário