div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Apocalipse – Aula 3




Apocalipse – Aula 3

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

            Éfeso era a cidade do templo da deusa Artêmis, uma das 7 maravilhas do mundo antigo. Éfeso significa “desejável”. Foi uma cidade greco-romana da Antiguidade, localizada na Ásia Menor. Foi por algum tempo a 2º maior cidade do império romano. 2 estradas cruzavam a cidade, uma pela costa e outra passando pelo interior, passando por Laodiceia. Foi uma ligação importante entre Europa e Ásia. Lembremos que é importante fazer o estudo comparado da bíblia, comparando uma determinada passagem de um algum livro X, com um livro Y. Éfeso é firma, mas fria. Esmirna significa “amargura” ou “sofrimento”. A mirra é um arbusto que cresce em regiões desérticas. Esmirna é uma cidade da Turquia. Foi à primeira cidade da Ásia a construir um templo de uma deusa romana. Esmirna é pobre, mas rica. Pérgamo significa “alto” ou “elevado”. Na região de Pérgamo havia muita idolatria pagã. O Apocalipse é uma grande liturgia, com introdução, as cartas as 7 igrejas, os pedidos que se arrependam e voltem a origem, e assim vai. O caráter do Apocalipse é predominantemente escatológico. A biblioteca de Pérgamo só ficava atrás da biblioteca de Alexandria. Pérgamo é martirizada, mas tolerante. Tiatira era um centro comercial na Ásia Menor (moderna Turquia). Destruída por um terremoto, foi reconstruída. Famoso era o comércio de produtos têxteis. Tiatira é ativa, mas transigente. Sardes significa “o que escapou” ou “remanescente”. Sardes é famosa, mas morta. Filadélfia significa “amor fraterno”. Também foi destruída por um terremoto e reconstruída. Situada a beira de uma estrada que ligava Pérgamo ao norte com Laodiceia ao sul. Os reis de Pérgamo fundaram Filadélfia. Filadélfia é pequena, mas perseverante. Laodiceia significa “domínio do povo”. Laodiceia é próspera, mas morna.
            Os 4 viventes (touro, leão, homem e águia), simbolizam a totalidade do cosmos, da criação, que devem se colocarem a serviço de Deus. Os 24 anciões podem simbolizar as 12 tribos de Israel que há no Antigo Testamento, mais os 12 apóstolos que há no Novo Testamento. Simbolizando assim a união do antigo com o novo. Na Terra usamos elementos cósmicos para refletir a beleza de Deus. A liturgia da Terra deve ser semelhante à liturgia do Céu, que mesmo por mais bela que seja a liturgia da Terra, continua sendo um reflexo da liturgia celeste.

Autor: Victor da Silva Pinheiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário