Apocalipse –
Aula 3
Escola de
Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da
cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.
Éfeso
era a cidade do templo da deusa Artêmis, uma das 7 maravilhas do mundo antigo.
Éfeso significa “desejável”. Foi uma cidade greco-romana da Antiguidade,
localizada na Ásia Menor. Foi por algum tempo a 2º maior cidade do império
romano. 2 estradas cruzavam a cidade, uma pela costa e outra passando pelo
interior, passando por Laodiceia. Foi uma ligação importante entre Europa e
Ásia. Lembremos que é importante fazer o estudo comparado da bíblia, comparando
uma determinada passagem de um algum livro X, com um livro Y. Éfeso é firma,
mas fria. Esmirna significa “amargura” ou “sofrimento”. A mirra é um arbusto
que cresce em regiões desérticas. Esmirna é uma cidade da Turquia. Foi à
primeira cidade da Ásia a construir um templo de uma deusa romana. Esmirna é
pobre, mas rica. Pérgamo significa “alto” ou “elevado”. Na região de Pérgamo
havia muita idolatria pagã. O Apocalipse é uma grande liturgia, com introdução,
as cartas as 7 igrejas, os pedidos que se arrependam e voltem a origem, e assim
vai. O caráter do Apocalipse é predominantemente escatológico. A biblioteca de
Pérgamo só ficava atrás da biblioteca de Alexandria. Pérgamo é martirizada, mas
tolerante. Tiatira era um centro comercial na Ásia Menor (moderna Turquia).
Destruída por um terremoto, foi reconstruída. Famoso era o comércio de produtos
têxteis. Tiatira é ativa, mas transigente. Sardes significa “o que escapou” ou
“remanescente”. Sardes é famosa, mas morta. Filadélfia significa “amor
fraterno”. Também foi destruída por um terremoto e reconstruída. Situada a
beira de uma estrada que ligava Pérgamo ao norte com Laodiceia ao sul. Os reis
de Pérgamo fundaram Filadélfia. Filadélfia é pequena, mas perseverante. Laodiceia
significa “domínio do povo”. Laodiceia é próspera, mas morna.
Os
4 viventes (touro, leão, homem e águia), simbolizam a totalidade do cosmos, da
criação, que devem se colocarem a serviço de Deus. Os 24 anciões podem
simbolizar as 12 tribos de Israel que há no Antigo Testamento, mais os 12
apóstolos que há no Novo Testamento. Simbolizando assim a união do antigo com o
novo. Na Terra usamos elementos cósmicos para refletir a beleza de Deus. A
liturgia da Terra deve ser semelhante à liturgia do Céu, que mesmo por mais
bela que seja a liturgia da Terra, continua sendo um reflexo da liturgia
celeste.
Autor: Victor da Silva Pinheiro
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