div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Liturgia – Aula 7

Liturgia – Aula 7

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil

                A tradição da igreja é viva, que jorra, transborda. Nós somos seres comunicativos, sempre haverá um eu e um tu. Mesmo nós sozinhos no quarto, haverá uma comunicação do seu lado visível com seu lado invisível. Há uma necessidade, é da natureza humana se comunicar. Nós temos na nossa natureza humana uma tendência transcendental de abertura com Deus. Quando não é Deus o foco, o ser humano busca essa abertura numa pessoa, por exemplo. Existem várias portas e várias maneiras de Deus se comunicar conosco. Não devemos perder a noção da técnica, da cerimônia, mas o foco principal deve ser a mensagem, o conteúdo. Se a mensagem vem codificada, nós somos os decodificadores. Na liturgia há sempre um movimento dialético. Tanto o emissor quanto o receptor tem que ser um conhecedor de uma vida interior.
O cristianismo bebeu de outras fontes, e na época do império romano, quando nasceu a Igreja Católica Apostólica Romana, eles adaptaram um culto solar para o natal cristão. O conteúdo vem num formato divino, e quando não alcançamos é por que falta formação. Na linguagem simbólica, sopro é vida, e aliada ao olho é mais vida ainda. Está ai o simbolismo. Dentro da liturgia, o que existe? Elementos antropológicos, simbólicos. No aspecto litúrgico há 3 dimensões: ritual, misteriosa, e existencial. No ritual há o acontecimento, assembléia, ação ritual e clima festivo. Quando a gota d’água, que simboliza a humanidade, cai no copo de vinho, que simboliza o sangue de Cristo, quer dizer que a humanidade se perde para poder se achar. A linguagem própria da liturgia consiste principalmente em: palavras, gestos e ações simbólicas. As pessoas que evitam o silêncio têm receio de olhar para dentro de si e se conhecer melhor. O Filho é sacramento do Pai, ele aponta para o Pai. A oração é ao Pai, por meio de Cristo, no Espírito Santo.

Autor: Victor da Silva Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário