div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Liturgia - Aula 10

Liturgia – Aula 10

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, Brasil.

                O sentido do incenso na celebração é purificar, é uma oferenda. É simbólico na celebração litúrgica, que significa que as nossas orações, nosso coração, devem subir, assim como a fumaça sobe, pois é ar quente, e segundo a ciência, todo ar quente sobre, e o ar frio desce. Em todo ação litúrgica celebramos o mistério de Cristo, onde há coisas mutáveis, e imutáveis, como já disse. Essas coisas agem de acordo com uma lógica da celebração. Revela o mistério pascal de Cristo. Na ação litúrgica, nós trazemos nossas vidas para esta ação, assim como nossa cultura, que devem ser iluminados pelo evangelho. O evangelho não destrói culturas, mas se adapta a cada cultura de cada lugar da face da Terra. Por isso Jesus disse: “Pregai a toda criatura”. O ato de evangelizar e desbravar em terras inóspitas deve ser uma alegria e não um peso. Na ação litúrgica, Deus deve está no centro e não o homem.
                Só devemos comungar depois de adorar. O gesto de adorar deve ser uma atitude interior. O ato litúrgico segue uma ordem, a ordem do ano litúrgico: advento, natal, tempo comum, quaresma, ramos, tríduo pascal, tempo pascal que se encerra no pentecostes, e depois volta ao tempo comum para depois entrar no advento. Assim como a natureza é cíclica, a teologia católica cristã também é cíclica. Segue uma lógica religiosa, sagrada. Que procura unir os dois mundos: esse mundo e o mundo espiritual, que na verdade fazem parte de um Uno. Numa visão bem dos filósofos pré-socráticos, não há divisão de mundo, tudo pertence a um mesmo plano. Inclusive, os católicos praticantes assim como os protestantes, tentam antecipar na Terra o Céu da vida após a morte, tentam antecipar a existência da alegria que será quando descer do Céu a Noiva, a nova igreja, a Jerusalém Celeste.

Autor: Victor da Silva Pinheiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário