div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Liturgia - Aula 8

Liturgia – Aula 8

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

            Em cada celebração litúrgica, Cristo vem sempre a estar presente. Se não encontramos a liturgia nas nossas vidas, vivemos só o ritual, só a forma, e assim esquecemos a essência. Em cada celebração litúrgica, mais uma vez lembrando, fazes aquilo que te compete. Quando Deus na bíblia fala do alto de uma montanha com Moisés, ou quando Jesus fala num barco um pouco acima da multidão, isso tem um aspecto teológico, de estar acima, com a visão de uma águia, olhando por cima, se verticalizando. Está ai o simbolismo do altar na missa.
            O pão eucarístico é ao mesmo tempo símbolo e realidade. A eucaristia é um banquete sacramental. A paixão de Jesus era pela humanidade, mas também amava o Pai Celeste, que por sua vez Este ama também a humanidade. Jesus se ofertou, se ofereceu como o último e definitivo sacrifício, e por ser sacrifício, Jesus também quer que fosse um banquete.
            A palavra divina chega até nós como palavra romana, codificada, e cabe a nós sermos os decodificadores. A vinha, no evangelho, é a igreja, somos nós, a comunidade. Os grandes sábios sempre passavam um conhecimento para o povão, que era um conhecimento exotérico, e para os discípulos, os mais próximos, passava um conhecimento esotérico. E com Jesus não foi diferente, tanto que ele falou por meio de parábolas. Com relação aos cânticos, o que a gente canta, nos compromete. Temos que saber por que cantamos, para que o ato de cantar não vire algo mecânico. Deve expressar como nós devemos viver com Deus. Uma experiência interior.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário