div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Liturgia – Aula 9

Liturgia – Aula 9

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

Celebrar é um ato célebre, é algo importante, um evento festivo. Como diz o Mago Merlin no filme da década de 80 “Excalibur”, depois que o rei Arthur e seus cavaleiros vencem uma importante batalha, disse o Mago Merlin: “Bebem, comam e se confraternizem, para se lembrarem desse importante dia, pois a maior desgraça do homem é o esquecimento!” Na dimensão religiosa cristã celebrar é tornar algo presente, fazer memória. E nessa dimensão celebramos o mistério pascal de Cristo, mesmo nos dias de Nossa Senhora. O primeiro celebrante é Cristo, como a cabeça da igreja, onde a igreja é o corpo. O batismo é a chave para nos dar parte na liturgia. Como nova criatura, o homem novo. Já o padre é um sinal, a cabeça e a assembléia também é um sinal, o corpo. Na liturgia, o silêncio é uma realidade importante, para os fiéis interiorizarem a mensagem. Ouvir a assim a voz do silêncio. O pássaro da região da floresta amazônica que se chama Uirapuru, só canta uma vez no ano. E a floresta não silencia quando ele canta, mas ele só canta quando a floresta silencia. Esse pássaro é nossa consciência e a floresta é nossa mente com suas diversas vozes. E a consciência só desperta, canta, quando a mente, a floresta, silencia.
O ato de caminhar em direção ao altar, simboliza o ato de peregrinação na fé, em direção as coisas de Deus. Como Abraão fez. Como Moisés fez.  Os gestos também são sinais que não estão desprovidos de simbolismo. Assim como os elementos, objetos, cores, e etc. Inclusive a cor revela o momento histórico que a igreja está vivendo. Já com relação ao ano litúrgico foi-se construindo, não nasceu pronto. Não são atos aleatórios, mas ordenados.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.facebook.com/victorgeo10
WWW.youtube.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário