Visão Filosófica da Ética
Esse texto são anotações minhas feitas durante uma palestra que assisti de uma filósofa. São palavras dela e meu conseqüente desenvolvimento sobre o tema abordado.
A ética é um dos ramos da filosofia, um dos principais. Tanto a palavra ética,
quanto a palavra moral, querem dizer a mesma coisa: costumes. Só que a palavra
ética vem da língua grega, e como os gregos antigos eram muito
intelectualizados, essa palavra ganhou uma conotação teórica. E moral vem do
latim, e como o povo romano era muito prático, essa palavra ganhou uma
conotação prática. Mas etimologicamente querem dizer a mesma coisa. Em
essência, é saber como o homem organiza sua vida baseada num costume atemporal
com uma vestimenta temporal, própria de cada civilização. Aí entra o
livre-arbítrio, que diz que o homem pode fazer qualquer coisa, desde que seja
ético. A ética é o dharma, como chama os orientais. É a lei que rege o universo
e o homem. O princípio ético diz que o homem deve ser íntegro, só que em cada
época assume vestimentas diferentes. É a ética temporal. Hoje o conceito de
ética temporal tenta negar o conceito de ética atemporal, colocando só como
criação do homem. Há um ditado russo que diz que: “Há quem passe por uma
floresta e só veja lenha para sua fogueira.” E assim, não ver a riqueza que é
uma floresta. Platão fala que quando a gente não olha as pessoas mais com a
nossa lanterninha, mas com o olhar iluminado pela luz do sol, que simboliza a
idéia do bem, vai ver o que de melhor tem no outro, aí surge o homem ético.
Como disse Jesus: “Amai-vos como eu vos amei. Já não mais vos chamo servo, por
que o servo não sabe o que faz o seu senhor. Mas tenho vos chamado amigos. Por
que tudo quanto eu aprendi com meu Pai, vos tenho dado a conhecer. Não há maior
amor do que aquele que doa a vida pelo seu amigo.”
Quando cometemos um erro, e a natureza faz com que a consciência desse erro se
reflita em nós, devemos agradecer, pois deu-nos a possibilidade de aprender com
o erro. A ação ética, segundo Aristóteles, tem que vim acompanhada de
discernimento, próprio do homem livre. Platão diz que assim como numa sociedade
onde tem muitos médicos é sinal que existem muitos doentes; numa sociedade onde
existem muitas leis, é por que devem existir muitos infratores. Para
Aristóteles, a virtude é fruto da liberdade. Quando vemos as leis que mantém o
universo, e nos comprometemos a obedecê-la, tornamo-nos um pouco divino. São
Tomás de Aquino, que se inspirou em Aristóteles, diz que o bem se fortalece, se
potencia, na superação do mal. Vendo assim o mal por cima e não no mesmo nível,
como uma águia, por isso diz na bíblia: “E sejais como uma águia.” Ele define
ética como confiança no universo ordenado. Platão diz que o animal que está em
nós, nasceu para ser conduzido e não para nos conduzir. René Descartes diz que
o homem ético, de alma forte, confronta princípios versus paixões. Já o homem
de alma fraca, confronta paixões versus paixões. Espinosa diz que os homens são
diferentes em potências, mas não são diferentes em natureza. Platão diz que
virtudes concedem poder, são meios, a pessoa adquire poder independente da
finalidade, como a máfia, que tem uma finalidade ruim, mas tem virtudes, como a
virtude da organização. Kant diz que através da virtude com um sentido de vida,
isso lhe conduz a um lugar no universo, que o potencializa, mas lembre-se: com
uma finalidade boa, um sentido de vida. Kant diz: “Age sempre de tal forma que
a máxima de tua ação possa ser elevada a lei universal.” Nietzsche diz: “Aonde
encontro uma criatura viva, encontro vontade de poder.” O ser humano tem na sua
natureza essa vontade de poder, que deve ser direcionada para o bem. Nietzsche
fala na moral do nobre, e na moral do escravo. A moral do nobre se realiza em
si mesma, e a moral do escravo é a moral do ressentimento, tentando arrastar o
outro para baixo. A moral do nobre em relação ao outro por pior visão que seja,
tem uma visão de superioridade e de compaixão. Na moral do escravo tende-se a
torna o outro pequeno, quando ver como inimigo, o transforma num monstro. Tem
reação, e não ação. Tem uma frase de Nietzsche que diz: “Quanto mais me elevo,
menor eu pareço aos olhos de quem não sabe voar.” Felicidade para a moral do
escravo é a inércia e passividade, que ver como inimigo aquele que está em
movimento, próprio do homem de moral nobre, que pensa em movimento, como disse
Nietzsche. O escravo tem medo do confronto, já o super-homem nasce fruto do
conflito. Por isso Nietzsche diz: “Para os meus amigos, meus verdadeiramente
amigos, todas as dificuldades do mundo.” Sem fazer apologia à dor: a dor é
pedagógica.
O Bhagavad Gita, um livro do hinduísmo, diz que o dever é algo que emana da
própria natureza do ser humano. Na tradição hindu, tem uma história de um
guerreiro que está na sua jornada indo em direção ao nirvana, o céu para os
orientais, e vai junto com um cachorrinho que sempre está ao seu lado nas
dificuldades. E nas portas do nirvana, o cachorrinho é impedido de entrar no
nirvana, e o guerreiro então se nega a entrar no nirvana para ficar com o
cachorrinho. E o cachorrinho se revela o próprio nirvana, era a última prova do
guerreiro. No budismo, o foca é na ação ética de como chegar ao final feliz, no
final da jornada, que é a cessação da dor. No sufismo, a doutrina esotérica do
islamismo, tem uma história que diz que um sábio ver um homem a beira do
abismo, prestes a cair, e tenta salvar ele de todas as maneiras, então aparece
o anjo Gabriel e diz para ele entrar no Céu de Alá naquele momento, e o sábio
diz: “Não dar para trocar esse seu Céu ai por uma corda para ajuda o meu amigo
aqui?” Que dizer, recusa entrar no próprio céu, para ajudar o ser humano. Tem
uma frase de Buda que diz o seguinte: “Eu só descansarei quando eu ver as
costas do último homem indo em direção ao nirvana.” Confúcio diz que a ética é
uma linguagem, e que só vamos ter autoridade para falar dessa linguagem, se
aprendermos essa linguagem, com o objetivo de tornar a vida sagrada. Uma visão
cerimonial de Confúcio. A filosofia vem para lembrar o ser humano quem
realmente somos, e a ética é uma ferramenta da filosofia que vai nos ajudar
nessa caminhada.
Autor: Victor da Silva
Pinheiro
Eu lhe, amei o texto todo,parabens..
ResponderExcluirIncrível texto. Parabéns Victor, pude aprender um pouco mais com esse texto.
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