div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Liturgia – Aula 13

Liturgia – Aula 13

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

                O Pai Celeste sempre aceita a oferta do filho, que, repetindo: Jesus é o cordeiro, o altar e o sacerdote. O sacrifício definitivo. Ao passar sempre pelo altar, é dever do cristão fazer reverência de corpo, pois o altar é o próprio Cristo. Sacramentalmente falando, os nossos bispos são tão bispos quanto o Papa. O diferencial do Papa é que o consideram sucessor do apóstolo Pedro, considerado este o primeiro Papa da história. E todos os bispos devem prestar obediência ao Papa.
Mesmo que vacilemos na nossa caminhada, Deus estará ao nosso lado. Tem um conto popular que diz que no final da vida, estava Deus conversando com um homem a beira-mar sobre o passado deste homem onde aparecia imagens da vida dele, e quando Deus estava ao lado dele. No decorrer das imagens sobre a vida dele, Deus e o homem deixavam dois pares de pegadas para trás. Só que nos momentos mais difíceis da vida deste o homem, ele observou que só havia um par de pegadas e ele perguntou a Deus: “Onde estava tu Senhor nos momentos mais difíceis da minha vida?” e Deus respondeu: “Estava te carregando nos braços, meu filho.” Contei esse pequeno conto só para confirmar que Deus nunca nos deixa nas mãos, sempre Ele é fiel a nós, seus filhos. 
Uma forma de servir a Deus é se inserir num movimento. É uma forma de espiritualidade, como na Legião de Maria, que, lembremos, a Legião de Maria é primeiramente cristológica, para depois ser mariológica. Os principais mistérios do cristianismo é a santíssima trindade, e a paixão, morte e ressurreição de Cristo. Existem diversas formas de espiritualidade, como: pneumatológica (ligada ao Espírito Santo), eclesial, litúrgica, mariana. Nas nossas orações devemos não só rezar para nós mesmos, mas para os irmãos e inimigos. Está ai o caráter eclesial das nossas orações.
Lembre-se: quando você se compromete a fazer algo, como estudar, a vida vai oferecer as maiores seduções do mundo para lhe tirar desse objetivo, que é estudar, a vida vai lhe fazer testes para ver se realmente você está comprometido em estudar, vai testar sua fé. E para passarmos nesses testes, temos que nos manter firmes na fé.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário