div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Eucaristia – Aula 8

Eucaristia – Aula 8

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

                “Aonde estiver o teu tesouro, ai está o teu coração”. Com essa frase cristã, inicio esse texto. Então, que nosso coração esteja em Deus. Até na ceia de Jesus teve o momento da palavra e da eucaristia, assim é formada a missa: palavra e eucaristia, além dos ritos iniciais e ritos finais. Tem uma frase do filósofo Nietzsche que diz que: “Se você olha muito para o abismo, o abismo lhe olha de volta.” Nós devemos nos manter na sala das lamparinas, da luz, onde lá fora há escuridão. Por isso no Antigo Testamento diz que: “Diga com quem andas que eu ti direi quem és!”. Porém, Jesus veio aperfeiçoar essa passagem do Antigo Testamento, ao conversar com os marginalizados, com os excluídos da sociedade, pois Jesus e os apóstolos eram a própria luz que iluminava um lugar antes escuro. Deus, primeiramente, fez a luz, porém o homem caiu na escuridão do pecado, mas Jesus veio ressuscitar o homem para o caminho da sabedoria. Podem nos tirar a família, da cidade, dos nossos bens, amigos e até podem nos tirar a nossa vida, mas a única coisa que não podem nos tirar é a sabedoria. Então que olhemos tudo a nossa volta com os olhos da sabedoria. Cada coisa no seu tempo, lembrando do passado por um compromisso histórico, vivendo o presente, e antecipando o futuro.
                Só depois do concílio de Nicéia que começou a se propagar a idéia que Jesus é Deus. Então, para os cristãos primitivos, dos primeiros 300 anos do cristianismo, para eles, Jesus era rei, profeta, sacerdote, o messias, o cristo, mas não que é Deus. Dar graças, em grego, quer dizer eucaristia. Segundo Paulo, Jesus é a cabeça e o corpo é a igreja, então, quando se fala em Jesus, também se fala da igreja, que é a esposa de Jesus. Temos que sair da missa e ver o mundo com os critérios de Deus. E ter misericórdia, com sede de justiça. Pois, só há destino se o construímos. No último dos concílios, uma das primeiras normas que os bispos enfatizaram, com relação à missa, foi que se deve participar da missa de forma consciente, ativa e frutuosamente. E não de forma passiva, isso também vale para a vida. Os ministérios, que significam serviços, se dividem em: ministérios ordenados(bispo, padre, diácono), ministérios instituídos(acólitos e leitores), e ministérios extraordinários. Esses são os ministérios principais, mas têm outros, como o ministério da música. Todos têm uma função. É a justiça platônica aplicada. A justiça platônica diz que justiça é cada coisa no seu lugar. Quem vai a missa deve sair disposto com um compromisso concreto. Na leitura da bíblia temos que tirar todo o negativismo, ver algo de positivo, e elevar isso ao infinito.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário