div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Liturgia – Aula 11

Liturgia – Aula 11

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

A liturgia em si é bela, revelante, revala Cristo. A liturgia é una, em todo lugar da face da Terra vai ser semelhante uma com a outra. Missão de Jesus: lembrar ao homem a glória do Pai Celeste, e assim santificar o homem. A vida cristã é: amor a Deus e ao próximo.
Como a história ainda não sofreu o seu desfecho, acontecerá o apocalipse. E também por causa do avanço descomunal da tecnologia, sem harmonia, o homem tende a ser um predador, e não um ser humano, e isso leva a autodestruição. No fim dos tempos, chegaremos à compreensão de importantes relações. Chegaremos à consciência caminhando juntos. Nos veremos como Deus nos ver. Qual a grande mola do cristão? A esperança. Pelo dado da fé, podemos ter uma idéia de como é o céu cristão.
Na liturgia existe o ritmo diário, semanal, e anual. Através dos sinais, de forma sacramental, na missa, o Espírito Santo se faz presente. Desde quando acordamos devemos nos colocar a serviço do Espírito Santo. Se participamos de uma missa, culto, se fizermos uma caridade, se lutamos o bom combate, podemos ir em paz, pois contemplamos a salvação de Deus. Como diz o filósofo Nietzsche, na parte da “Guerra e dos guerreiros”, na sua magnum opus “Assim falou Zaratustra”: “Que importa o andamento da vida? Que guerreiro quererá poupasse?”
Por que o dia do Senhor para o cristão é o primeiro dia da semana, o domingo? Para começarmos a semana bem. E também por que a ressurreição de Jesus foi num domingo. Os cristãos nos 300 primeiros anos do cristianismo, segundo o seminarista, eles celebravam os 50 dias após o domingo pascal até o pentecostes como se cada dia desses fosse o domingo pascal. Na igreja o ano litúrgico se divide em 3 ciclos: natal, páscoa e tempo comum.

Autor: Victor da Silva Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário