div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Eucaristia – Aula 10

Eucaristia – Aula 10

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil

                Antes de tudo, digo aqui que a eucaristia é um mistério da fé, um mistério acreditado, primeiramente. Aí está Deus na sua plenitude se expressando através da trindade. As 3 pessoas da santíssima trindade são inconfundíveis, inseparáveis, indivisíveis, e imutáveis. Na eucaristia está também a igreja. Temos também que enxergarmos nós no pão sagrado. Depois vem o mistério celebrado, onde há arte, estrutura e participação. Esse mistério é celebrado nos ritos, usando os símbolos. A missa é cheia de símbolos, do início ao fim. A procissão de entrada representa que a igreja vem ao nosso encontro... com relação a isso, saiba que o mestre, o professor, só aparece quando o discípulo, estudante, desperta, e trazendo a tona o sentimento discipular.
Paróquia significa algo além da casa, mas no grego quer dizer “caminhada”, “peregrinação”. O significado da cruz na frente da procissão significa que todos estamos percorrendo o caminho de Jesus Cristo. As imagens dos santos e santas nas igrejas e procissões, são simbólicas, significam algo sagrado. Os católicos praticantes não adoram imagem. As imagens fazem memória, nos faz lembrar que não estamos sós nesse caminhada a cidade santa.
Dentro do mistério vivido há a importância do domingo e das comunidades carentes. Além do sentido da eucaristia nos leigos, clérigos e religiosos. Todos fazem parte do corpo de Cristo. As hierarquias existem na igreja para facilitar o serviço. A eucaristia, simbolicamente, é o maior tesouro que existe. Se eu tenho consciência disso, sinto necessidade de partilhar esse pão. Na cruz, na eucaristia, Jesus revela o mistério da vida. O mistério da vida, o sentido da vida, está em nós nos doarmos e assim, evoluindo.

Autor: Victor da Silva Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário