div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Mude você, mude o mundo!




Mude você, mude o mundo!


Esse texto são anotações minhas feitas durante uma palestra que assisti de um filósofo. São palavras dele e meu conseqüente desenvolvimento sobre o tema abordado.


Para o mundo das sensações, nossa imaginação funciona bem, mas para as coisas mais sutis, como as emoções e idéias, é mais difícil imaginar. O tema da palestra apesar de ser um jargão usual, é uma verdade, portanto é eterna, temos que começar de algum lugar a mudança: em nós mesmos.
Falando de economia, das coisas econômicas, trabalha mais com o aspecto lucrativo. E hoje vemos que para uma empresa dar lucro tem que ter funcionário feliz, que produz mais. Mas o perigo é que se amanhã descobrirem que a dor leva ao lucro, teremos um sistema de dor. Se não construir uma sociedade em cima de valores, na primeira crise, a instabilidade vem à tona. É como construir um castelo de areia, ou de cartas de baralhos: no primeiro vento forte o castelo cai. As mudanças verdadeiras vêm de dentro para fora. Para Platão, assim como o médico cuida do paciente, o político devia cuidar dos governados. O que não acontece hoje. Hoje vemos um jogo de interesses de um pequeno grupo na política. Hoje confundimos um bom político com um demagogo: aquele que agrada a maioria. Agora, questione-se: será que a maioria sabe o que é melhor para a maioria e para si? Como o imperador filósofo romano Marco Aurélio disse: “O que é bom para a colméia, é bom para a abelha, mas nem tudo que é bom para a abelha, é bom para a colméia.”
Estamos totalmente perdidos na origem da causa da violência. Por exemplo, um pai de família ao dizer que sempre deu tudo de melhor para o filho, e não deixou o filho passar por dificuldades, deixou o filho perder a oportunidade de crescer na dificuldade, e acabou vendo o filho virando traficante. É na dificuldade que a gente cresce. Não estou fazendo apologia à dor, mas como os budistas e tibetanos diziam e estar no livro “A voz do silêncio” de Helena Blavatsky: “Não deixa o sol enxugar as lágrimas dele se ele não souber a origem da dor!” É chamada dor sagrada, que nos leva ao entendimento. Resumindo: deixa-o aprender e faz o que te é cabível: orienta, mas deixa-o viver as experiências e chegar às próprias conclusões. São essas experiências que moldam a personalidade, o caráter do ser. Rebuscando o que de interior o deixa inquieto. Como dizia o filósofo alemão Nietzsche: “Para os meus amigos, meus verdadeiramente amigos, todas as dificuldades do mundo!” E o filósofo grego Pitágoras disse: “Se educarmos as crianças, não será necessário punir o adulto.” Agir na origem.
Já o isolamento é diferente da solidão filosófica. A solidão filosófica puxa a reflexão; já o isolamento puxa a depressão. Podemos nos sentir só no meio da multidão. Isso é o isolamento. A solidão filosófica vem para questionar o mundo de hoje, mas quando começamos a filosofar sobre isso, vem uma distração. E temos que saber dar prioridades na nossa vida, o que realmente merece nossa atenção a ponto de nos tirar da solidão filosófica. Não estou aconselhando a viver a margem da sociedade, muito pelo contrário, estou aconselhando a mergulhar na vida em sociedade, mas saber ter tempo para nós mesmos. Outro ponto é estarmos conscientes dos nossos problemas. Pode ver que as pessoas que já tem uma pré-disposição a violência e ver na televisão a banalização da violência e os noticiários virarem shows policiais, ele vai sentir vontade de praticar a violência. Por isso, pelo menos no Brasil, tem uma lei que proibi noticiar suicídios. Mas eu acho que podem abrir exceção se forem pessoas famosas envolvidas. Mas se todos os casos de suicídio que acontecem fossem noticiados, o número de suicídios iam aumentar como um efeito dominó. Como se aquilo já estivesse no inconsciente coletivo e basta só um empurrãozinho para despertar a ação de que tem pré-disposição ao suicídio.
Agora vamos para a alquimia. Na alquimia, que foi estudada pelo psicanalista Carl Jung, era conhecido três obras de transformação do homem: a obra em negro, que é a constatação do problema e de quem somos atualmente. Que é ver nas trevas, a descida ao Hades, ao submundo, ao inferno de nós mesmos, é a ida ao deserto e confrontar o demônio depois de 40 dias em jejum. Essa fase é normalmente dolorosa. Depois vem a obra em branco, que á purificação e saída da obra em negro, mas que não cairá no esquecimento à obra em negro, mas que fará parte da nossa história. Só que agora, na obra em branco, estar-se vivendo outro momento. Inclusive não esquecer a fase da obra em negro faz nos ficar atento para não voltar ao submundo. E por último vem à obra em vermelho, da transmutação do homem. Com relação à constatação que acontece na obra em negro, existem dois tipos: a constatação por meio de forma direta, que é mais dolorida, e pode ser traumática se não for bem canalizada. Exemplo: você achar que é corajoso e a vida vai lhe impor uma situação que vai exigir sua a coragem que você acha que tem. E não respondendo as suas expectativas, pode criar-se um complexo e efeitos colaterais. Ou você pode aprender com essa situação e saber quem você é na atualidade para pode mudar. Um alcoólatra só pode receber ajuda necessária, quando ele admitir que seja alcoólatra e procurar ajuda. A outra forma de constatação é através da reflexão e uma forma menos traumática. A obra em branco é termos consciência no ato dos nossos defeitos. É guardar a água para amanhã por que pode faltar amanhã. É ser justo, mesmo por necessidade, sabendo que vai gerar coisas boas, mesmo não sendo justo realmente, recebendo um empurrãozinho da consciência também vale. Utilizemos a técnica de Carl Jung, que quando vinha um defeito, ele dava nomes a ele, o colocando de maneira exterior, como um guerreiro que devemos derrotar. E para derrotar um guerreiro, que são nossos defeitos, temos que ser um guerreiro, só que um guerreiro das virtudes. Nessa eterna luta entre o bem e o mal. Temos que derrotar nossos demônios. Se a consciência ver, controla, se não ver, perde a batalha, é como lutar no escuro.
A obra em vermelho é quando a consciência chega ao conhecimento de nós mesmos. Só que entre a obra em branco e a obra em vermelho, os alquimistas falavam de uma fase intermediária, que era a fase amarela. Que é uma fase de maturidade. Tem gente que morre “criança”, não chega a essa fase, como diziam os antigos: “vivem uma eterna infância”. Essa é uma fase que o homem já soube lhe dar com algumas situações e se torna um pequeno mestre. Ainda não é um sábio, mas é um pequeno mestre. Vai aqui a máxima do filósofo alemão Kant: “Age sempre de tal forma que a máxima da tua ação possa ser elevada a lei universal”. Imagine um dia se você deixa fazer algo por preguiça e levar essa condição para o mundo. O mundo ficaria estagnado. Imagine um médico que tem preguiça de atender um paciente, o paciente pode morrer. Pois então: lute contra a preguiça, antes de matar dragões, temos que iniciar a jornada matando lagartixas. Agora, a pergunta chave é: como muda a si mesmo? Existe algo em nós que já é aquilo que queremos ser. O modelo da árvore já está na semente. Como Morfeu diz a Neo no filme “Matrix”: “Você veio até mim por que sente que algo estar errado com o mundo, como um zunido na sua mente!” Morfeu representa a consciência, aquele que saiu da caverna da ignorância e está guiando o discípulo Neo a fazer a mesma coisa. Morfeu ainda diz a Neo no filme “Matrix” que: “Você pode ter passado os últimos anos me procurando, mas eu passei a vida toda procurando você!” A consciência é essa que passa a vida toda nos procurando. Finalizo dizendo a seguinte frase: “Não há como desligar a palavra discípulo da palavra guerreiro!”

Autor: Victor da Silva Pinheiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário