div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Sacramentos – Aula 7

Sacramentos – Aula 7

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

O ponto fraco do ser humano, o calcanhar de Aquiles, é o medo da morte. Por isso grandes guerreiros da antiguidade, como os espartanos na Grécia, e os samurais no Japão, trabalhavam bem esse elemento do temor da morte. Tanto que quando os samurais se despediam um do outro, diziam: “que você tenha uma boa morte!” Jesus veio trazer o novo, ressuscitou e venceu a morte.
Deus não permite que o passarinho passe fome, no entanto, o passarinho não fica parado a espera de comida, ele vai procurar comida. E Deus aconselha a buscar primeiro o Seu reino, que todas as outras coisas vão ser dadas por acréscimo, como o pão de cada dia. Os discípulos são aqueles que vivem próximo ao jardim do céu, na intimidade de Deus.
Aquele que pensa continuamente no outro, está em êxtase. Etimologicamente êxtase quer dizer: “aquele que está fora de si”. Sendo o Pai, o Filho e o Espírito Santo sempre se relacionando entre si. Tem uma passagem na bíblia que diz que um cidadão limpa toda a sua casa, mas a deixa vazia, e outros espíritos piores do que os de antes voltam à casa vazia. A casa somos nós, e não basta só limparmos a casa, falando numa perspectiva exterior, mas temos que preenche-lá, falando numa perspectiva interior. Jesus foi o homem forte que fez correr o demônio da casa de Deus, e essa casa pode ser a nossa casa, que Jesus expulsou o demônio dali. Deus não criou essas casas separadas Dele, mas todas unidas no início dos tempos, só depois com a queda de Adão e Eva, houve a separação, que Jesus veio para unir essas casas novamente. Se o Pai é uno com o Filho, nós também o somos em espírito. Basta só nos reconhecermos isso como verdade e praticar o cristianismo para voltarmos a Deus. Já que esse é o objetivo da religião. Religião é uma palavra que vem do latim, e no latim quer dizer: “religar o homem a Deus.”
O fato de nós estarmos habitando um corpo nos limita em alguns aspectos comparando com um espírito angelical, porém, é nesse corpo que habitamos é que vamos evoluir enfrentando as dificuldades e não fugindo das dificuldades. A parábola do filho pródigo mostra aquele que caiu em si, que voltou-se a si e parou de se distrair com as coisas exteriores. Não basta só acreditar que na cruz que Jesus nos livrou do mal do pecado, mas é necessário nos pegarmos nossa cruz e seguir Jesus. A grande questão é: como sermos criatura nova? Criatura velha é aquela que vivia no pecado, e criatura nova, o homem novo, é aquele que vive em Cristo. Agora, por que Jesus chama os pecadores de irmãos? Por que todos nós viemos de Adão. Isso vale para toda a humanidade. E toda a humanidade está destinada a serem santos. Porém, alguns estão caminhando há algum tempo para isso, e outros estão estagnados. E Jesus para vencer o demônio se fez carne e sangue, morreu, ressuscitou, vencendo a morte. E como nós venceremos o demônio? Tornando-nos um, unindo pensamento reto, palavra reta, e atitude reta. Jesus na cruz se assemelha a sarça ardente em fogo e que não se consumia que apareceu a Moisés. Pois Jesus foi aquele que veio trazer o fogo espiritual.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário