div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 5 de abril de 2011

Mariologia – Aula 9

Mariologia – Aula 9

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

O Evangelho Segundo João, a história da redação, pode ser dividido em 4 fases: primeira fase ( anos 40 a 50): o discípulo amado e seu testemunho. Segunda fase (anos 50 a 70): formação da tradição (transmissão oral). Terceira fase (anos 70 a 80): primeira formação do evangelho e sua estrutura básica. Quarta fase (anos 80 a 90): edição e apresentação do seu motivo. A comunidade recolhe algumas coisas, e como é impossível colocar tudo que Jesus fez na sua vida missionária, colocam as coisas mais importantes. O capítulo 21 do Evangelho de João é um acréscimo. Esse capítulo foi acrescido para tentar resolver conflitos, como a hierarquia da igreja e mostrar que Jesus tem duas naturezas: uma divina e outra humana. Na segunda fase começa a aparecer com certo respaldo, os cristãos de origem pagã, que não eram judeus. A estrutura do evangelho de João é assim dividida: capítulo 1, versículo de 1 ao 18: prólogo. Capítulo 1, versículo 19 ao capítulo 12, versículo 50: livro dos sinais. Capítulo 13 versículo 1 ao capítulo 20, versículo 31: livro da glória. E capítulo 21: apêndice. Nesse evangelho João mostra toda uma natureza de um iniciado nos mistérios. Especialmente no prólogo, João mostra toda a influência da filosofia grega.
Os sinais, que são 6, e alguns dizem que são 7, mostram algo além da realidade. O primeiro sinal é o episódio da transformação da água em vinho nas bodas de caná. João abre o livro dos sinais com um casamento, com Jesus com sua natureza divina simbolizando o noivo e o povo sendo a noiva. O vinho que Jesus traz é melhor do que o vinho antigo, porém o antigo não se descarta, antigo e novo testamento são complementares. O vinho novo simboliza a nova aliança trazida por Jesus. Dentro do fato histórico, tem um ensinamento. Jesus deu um significado. Vamos aos sinais: As bodas de caná (capítulo 2, versículo 1 ao 12); a cura de um filho de funcionário pagão (capítulo 4, versículo 46 ao 54); a cura do enfermo (capítulo 5, versículo de 1 ao 9); Multiplicação dos pães (capítulo 6, versículo de 1 ao 15); cura de um cego de nascença (capítulo 9); e a ressurreição de Lázaro (capítulo 11, versículo de 1 ao 44). No segundo sinal simboliza a abertura da nova religião aos pagãos. No terceiro sinal, simboliza que Jesus é o verdadeiro pastor, aquele que faz suas ovelhas andarem. Quem é o cego de verdade? Aqueles que não crêem em Jesus. Os verdadeiros paralíticos? Aqueles que não seguem Jesus. No quarto sinal há uma preparação para o discurso da eucaristia. No quinto sinal a cura de um cego de nascença filho de judeu, simboliza que alguns grupos de judeus que desde sempre só seguem a forma do judaísmo e não sua essência. E Jesus nesse sinal veio mostrar que ele, Jesus, é a luz. E o último sinal simboliza, aponta para a ressurreição de Jesus, que Jesus é o pão da vida. Só que a ressurreição de Jesus é definitiva, diferente de Lázaro, que é ressuscitado, mas depois morre como todo homem. Jesus ressuscita e ascende aos céus, é diferente. E assim a finalidade da nova aliança é a vida eterna, e para João Evangelista, Jesus, dentre outros, a vida eterna está no aqui e agora, como disse Jesus: “O reino dos céus está próximo!” Já o livro da glória é dividido em 3 partes: a última ceia (oração sacerdotal); narração da paixão; e a ressurreição. A primeira parte vai do capítulo 13 ao 17. A segunda parte vai do capítulo 18 ao 19. E a terceira parte é o capítulo 20. As partes mais importantes do evangelho de João, que são as bodas de caná e aos pés da cruz, são fatos que encontramos uma perspectiva mariológica.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário