div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 22 de maio de 2014

A História do Povo Israel – Aula 8

A História do Povo Israel – Aula 8

Escola Teológica Ministerial, da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

Diante da pressão dos povos vizinhos e os problemas internos, os povos das tribos sentiram a necessidade de um rei, que liderasse e fortalecesse Israel, para resolver os problemas internos e ser forte para enfrentar as constantes ameaças dos povos vizinhos, principalmente dos filisteus. Segundo o padre Elvis Feliciano, dos 3 reis: Saul, Davi e Salomão, Davi foi o mais importante por que unificou um reino dividido e entregou o reino forte e unificado a seu filho Salomão. Aliais, segundo Feliciano, foi o rei Davi foi o mais importante para o povo de Israel em toda a bíblia. Já Salomão, foi conhecido por sua sabedoria.
Saul, da tribo de Benjamim, foi o primeiro rei. Então, existe 3 histórias sobre o fato de Saul se tornar rei: uma delas diz que o profeta Samuel ungiu Saul como novo rei de Israel, outra história diz que foi por sorteio que ele foi escolhido, outra história diz que ele foi escolhido por aclamação popular, está na bíblia as 3 histórias. A questão é que Saul por se considerar escolhido por Deus para ser rei, e que de fato foi, se envaideceu e se desviou dos caminhos de Deus e acabou por esse desvio atingir o seu reinado, o povo. Saul foi mais guerreiro do que rei, e designou Abner como general-chefe. A bíblia conta muito o interesse guerreiro do reinado de Saul contra o principal inimigo: os filisteus.
Depois surge Davi, ungindo por Samuel, escolhido desde jovem para substituir Saul, que se desviou. Porém, Saul descobre e persegue Davi, que se esconde em cavernas em contato com os marginalizados monta a sua estratégia, cria afinidade com o povo que o acha carismático desde jovem, desde a épica luta com o gigante Golias, um filisteu; os filisteus são os arqui-inimigos dos hebreus. Davi então chega ao poder e amansa os povos depois de anos de guerras e então Salomão, seu filho, se firma como um rei religioso. Foi durante o reinado de Salomão que diz uma corrente de estudo que foram escritos os primeiros livros da bíblia. Os judeus dizem que Moisés escreveu a Torá, que os cristãos chamam de Pentateuco. Onde depois da morte de Moisés seu sucessor Josué termina de escrever a Torá. Porém, isso é uma corrente que diz, mas acredita-se que antes de ser escrita, a bíblia foi transmitida por muitos e muitas gerações de maneira oral. O livro do Salmos, por exemplo, foram escritos por vários autores, mas seus principais autores foram Davi e Salomão.
No Reinado de Salomão, observamos uma boa administração desse rei, fazendo prefeituras, sendo sábio, trabalhador e amigo do povo. Com a morte de Salomão, há conflitos políticos e lutas, o reino então foi dividido em dois: Judá, o sul, fiel ao filho de Salomão, e Israel, ao norte, que não tinha o filho de Salomão como rei. Então surge a época dos profetas com a divisão do reino, que é uma época que está inserida na época das dominações. Lembrando que Samuel é considerado um profeta não clássico, ele foi o último juiz antes da época dos reis.
 Primeira dominação estrangeira foi a Assíria, que domina Israel. O Império Babilônico então domina os assírios e tomam Judá e o extingue. Boa parte da população de Judá vai para Babilônia onde permanecem por 50 anos e tem contato com a cultura pagã da Babilônia. O período mais crítico é o exílio da Babilônia. A Babilônia é vencida pelos persas, e então os judeus voltam a sua terra. Foi nessa época das dominações que surge a esperança da vinda de um messias. Depois os gregos vencem os persas e começa a era helênica. E por fim vem a dominação romana. Na época helênica, há a tradução de livros do Antigo Testamento para o grego.

Autor: Victor da Silva Pinheiro







Nenhum comentário:

Postar um comentário