div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 29 de maio de 2014

A História do Povo de Israel – Aula 9

A História do Povo de Israel – Aula 9


Escola Teológica Ministerial, da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.


A época dos profetas surge num período crítico de Israel, saindo da época dos reis e coexistindo paralelamente a época das dominações. Foram cinco dominações, em ordem cronológica: Assíria, Babilônica, Persa, Grega, e Romana. A Assíria aproveitou o enfraquecimento e divisão do Reino de Israel e a conquista. Alguns estudiosos consideram apenas dominação a babilônica, por causa da dureza do império babilônico com o povo hebreu. A Babilônia quis impor sua cultura e religião ao povo hebreu. A dominação persa foi branda, pois permitia o livre culto e a liderança entre os líderes hebreus. Os persas respeitavam a cultura local.
Na dominação grega surgem os chamados séculos obscuros, achando o povo de Deus que Deus havia esquecido deles. É nessa época que livros do Antigo Testamento são traduzidos para o grego e surge os 7 livros do Antigo Testamento Católico que foram escritos originalmente em grego, e os cristãos protestantes consideram apócrifos, pois não tem esses 7 livros na bíblia protestante.
A época das dominações e profetas é uma época difícil devido a idolatria e injustiça social. Os profetas nesse contexto têm um papel crucial: vem viver no meio do povo, pregando e lembrando que Deus não esqueceu de seu povo, e por causa dessa sede por justiça dos profetas, são perseguidos. Também há entre o próprio povo aqueles que mantém a aliança com Javé. Esdras e Neemias recuperaram a religião judaica e reformularam na época da dominação helênica (grega).
Na última dominação, a romana, existiam vários grupos de judeus, dentre os principais, existiam: fariseus, que se preocupavam com a observância da lei; os saduceus, que eram inseridos no contexto político; e os essênios, que viviam no deserto de maneira austera. Foi na época da dominação romana que foram escritos os livros do Novo Testamento.

Autor: Victor da Silva Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário