div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 15 de maio de 2014

A História do Povo do Israel – Aula 7

A História do Povo do Israel – Aula 7


Escola Teológica Ministerial, da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.


            O período tribal quando se estabelece em Canaã depois de 40 anos no deserto, liderados por Josué, e depois por chefes, os juízes, sendo o último Samuel. Matrimônios, construções, e outras causas ficavam a cargos dos anciões e juízes. Como também faziam assembleias para tomar decisões. Com o tempo as pessoas de uma mesma tribo se consideram irmãos. Porém, há guerras entre as cidades. Há a Confederação das Doze Tribos de Israel, criando leis e normas, liderados pelos juízes, em torno de uma força religiosa, forma assim uma nova sociedade. Os membros da tribo de Levi circulavam em todas as tribos semeando fraternidade e justiça.
            Houve então uma assembleia na cidade de Siquém, em que depois disso começa a se formar o que conhecemos hoje povo de Israel, essa assembleia foi um marco. Outros povos também se juntam a crença no Deus único. E o fato da crescente organização do povo de Israel, chama a atenção dos povos vizinhos. Na Confederação das Doze Tribos de Israel há também obstáculos, como a corrupção. Com o tempo, o sistema enfraquece e então surge a necessidade e da segurança de um rei, assunto para o próximo texto.

Autor: Victor da Silva Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário