div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 27 de março de 2014

Teologia Joanina – Aula 2

Teologia Joanina – Aula 2


Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.


            Lembrando que Evangelho é um estilo único e diferenciado e novo dentro da história da humanidade. Não é somente informativo, mas performativo. É um gênero próprio que tem história, claro, mas não é somente isso. São abertos, não fechados.      
Diferentemente das ciências da religiões, o estudo da teologia prediz um fé para estudara-la. A teologia faz o cristão descobrir novos cômodos de um prédio, falando numa linguagem figurada. Amplia a visão. A salvação entrou na história, não é algo do além, mas próximo, um estado de espírito. Por isso diz na escritura: “O Reino dos Céus está próximo.”
Acreditam que, talvez, por ter sido um evangelho mais demorado para se concretizar, para ser escrito, foi mais trabalhado, mais elaborado, e por isso mais profundo, aprofunda a fé. João foi mais cuidadoso ao elaborar seu evangelho. Digamos assim: o evangelho de João foi o mais grego dos 4 evangelhos da bíblia.
Lembrando que nos evangelhos sinóticos a fé dar origem aos milagres, no evangelho de João, os milagres dão origem a fé, como diz no capítulo 2, versículo 11, ou no capítulo 4, versículo 53. Cinco sinais(milagres), são exclusivos do evangelho de João: bodas de Caná, a cura dos dois paralíticos, cura do cego e ressurreição de Lázaro. Os outros 2 que tem também nos evangelhos sinóticos: a multiplicação dos pães e Jesus andando sobre as águas. Os relatos da agonia, insultos da noite, túnica de Jesus sem costura, lança do soldado na crucificação de Jesus, são pormenores de João. Em João, Jesus morre na véspera de Páscoa, nos sinóticos no dia da páscoa judaica. Temas importantes que não aparecem em João: a infância de Jesus, as tentações, sermão da montanha, o ensino de parábolas, as expulsões de demônios, a transfiguração, e a instituição da eucaristia.

Autor: Victor da Silva Pinheiro






Nenhum comentário:

Postar um comentário