div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 20 de março de 2014

A História do Povo de Israel – Aula 1

A História do Povo de Israel – Aula 1


Escola de Teologia Discípulos Missionários, da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.


            O tripé da igreja é: sagradas escrituras, que iluminam a tradição e o magistério. A tradição vem dos padres, e está incluída o sermão, pregação, palestra, e homilia, além de todos os livros paralelos a bíblia. Nos primeiros séculos do cristianismo, a sagrada escritura era ensinada, principalmente, no rito da missa. O método de ler a bíblia é orante, que pode ser: exegético, estuda as origens, e hermenêutica, que faz uma atualização segundo a leitura. Deve-se evitar fazer a leitura fundamentalista, que pode ser, por exemplo, interpretar algumas passagens para favorecer determinado grupo em determinadas circunstâncias, ou ler ao pé-da-letra, sem uma linguagem simbólica, algumas partes da escritura. A leitura da bíblia deve ser feita de maneira muito mais ampla.
            O professor falou hoje das 3 correntes de cristãos protestantes que existem: a primeira é com relação a reforma, que segundo o professor, são mais parecidos com os católicos. Com uma cisão no meio da reforma, surge os pentecostais, que uma cisão no meio pentecostal, surge os neopentecostais. 

            O que há de peculiar entre a Arca de Noé e a cruz de Jesus? São feitos de madeira, e simbolizam a salvação.

            A bíblia tem 73 livros, sendo 27 do Novo Testamento, e 46 do Antigo Testamento. Foi traduzida até hoje para várias línguas. É o livro mais vendido do mundo, porém, segundo o professor, um dos menos lidos. O Antigo Testamento Cristão Protestante tem 7 livros a menos, justamente os únicos livros do Antigo Testamento que foram escritos originalmente em grego. Além do grego, as duas outras línguas da bíblia foram: aramaico e hebraico.

            Gênero literário é um estilo de narração que se usa na explicação de um assunto, os temas são: poético (Salmos, Cânticos dos Cânticos); profético (profetas); Apocalíptico (Daniel, Apocalipse); Estória (Parábolas de Jesus); Drama (Apocalipse); Novela (Jó); Cartas (Paulo).

Autor: Victor da Silva Pinheiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário