Carta Política ao Congresso
Na
minha opinião, se um governo quer ficar na história, tem que fazer no mínimo
essas reformas: Reforma Agrária, Reforma na Educação, Reforma na Segurança
Pública, Reforma na Saúde, Reforma Tributária e uma Reforma Política e
Econômica. Dando ênfase a educação e cultura. A chave para uma nação se mover
junto com o governo é fazer uma mudança cultural. O filósofo alemão Nietzsche
já dizia que o que transforma uma sociedade é a mudança pelo cultural.
O
erro de Karl Marx, segundo minha mestra Lúcia Helena Galvão, - que apesar de
morar em Brasília e eu em João Pessoa, e não nos falarmos a anos, mas, como eu
sigo seus conselhos, continua sendo minha eterna mestra – ela, que é uma
ex-marxista, disse que o erro de Marx é considerar a economia o grande bolo e a
educação e cultura como os confetes desse bolo, quando na verdade é o
contrário. A educação e cultura devem ser colocados como prioridades acima da
economia. Pois só através da educação e cultura que um povo se transforma num
povo melhor. É claro que é de extrema importância manter o equilíbrio na
economia, mas não esquecemos da educação e cultura. É interessante ver
organizações como o Greenpeace mobilizando as pessoas para respeitar a
natureza, mas saiba que educando o homem, o homem naturalmente vai respeitar a
natureza. Vai respeitar a mãe natureza e a Terra agradecerá. Já diz a sabedoria
chinesa: "Você pode matar a fome de um homem por um dia se der o peixe,
mas pode matar a fome de um homem por toda a vida, se o ensinar a pescar."
Com relação a essa reforma educacional e cultural, vai uma dica:
no ensino fundamental implantar o ensino integral em todas as escolas públicas,
para ocupar a mente dos jovens os livrando assim do mundo das drogas,
com as aulas do currículo num turno, e no outro turno, aulas de artes, educação
física e principalmente, aulas de reforço nas disciplinas que os alunos têm
dificuldades. É de extrema importância a aplicação dessas aulas de reforço no
turno oposto aos das outras aulas. Para assim, não empurrar com a
barriga essas disciplinas. Temos que pregar o ensino para aprender e não
para decoreba e depois da prova esquecer; deve-se vivenciar o conhecimento com
aulas práticas, complementares as aulas teóricas. Lembre-se do filósofo
grego Platão, que aconselha aulas de música para educar a alma, e ginástica
para educar o corpo. Como diz num lema antigo grego: "Mente sã em
corpo são!" Essa importância ao corpo e principalmente a alma, consta no
seu livro clássico "A República", sua magnum opus, em que Platão
idealiza uma sociedade ideal comandada por filósofos. Platão fala no capítulo
7, O Mito da Caverna, que é atualíssimo mesmo escrito a 2450 anos atrás. Também
fala das 5 formas de governo: aristocracia, o governo do mais sábio;
timocracia, um governo militar mas não uma ditadura, que preza muito a honra;
oligarquia, o governo de poucas pessoas que tem mais dinheiro; democracia, o
governo da maioria; e por fim fala da tirania ou ditadura, a pior forma de governo
que existe. Já no ensino médio, implantar em todas as escolas públicas de
ensino médio, o ensino técnico no outro turno, preparando já o jovem para o
mercado de trabalho e dando a ele perspectiva de futuro, os livrando assim do
mundo das drogas. O segredo para fazer sucesso na educação é sempre está
fazendo curso de capacitação para os professores e os motivando para melhor
guiar o aluno para a sabedoria. Além, como já disse, vivenciar o conhecimento,
torná-lo prático, e não apenas decorativo.
Diz
a sabedoria popular que o mestre só aparece quando o discípulo desperta. Então,
só quando despertar o discípulo no aluno, esse aluno vai deixar de ser aluno e
vai se transformar em estudante e quem sabe em discípulo e não vai mais ver um
professor como professor, mas o verá como mestre. Que nossos professores
apliquem o método socrático de ensino. O filósofo grego Sócrates, mestre de
Platão, dizia que ele tinha um trabalho semelhante ao da sua mãe, que era
parteira. Enquanto a mãe dava a luz a bebês, ele, Sócrates, dava a luz a
idéias, e não dizia as respostas todas mastigadinhas, prontas, mas levava,
guiava seus discípulos para eles próprios chegarem às respostas por conta
própria. Como diz no filme Matrix, onde o mestre Morfeu diz ao discípulo e escolhido
Neo: "Eu só posso lhe mostrar a porta, mas é você que tem que
abri-la."
Com relação
à publicidade, o governo deveria fazer propagandas para elevar a autoestima do
povo brasileiro para terem orgulho dessa terra. O país produz mais se o povo tiver
a autoestima lá em cima. Paralelamente, também fazer campanhas como foi feita
na cidade de João Pessoa, por exemplo, para os motoristas respeitarem a faixa
de pedestre. Um exemplo de usar a publicidade para um motivo cultural. Um
ex-governador do Distrito Federal levou isso ao extremo colocando pelo menos um
policial ou agente de trânsito, não estou lembrado se era um ou outro, mas
tinha pelo menos uma autoridade em faixas de trânsito fiscalizando para forçar
o motorista a respeitar a faixa de pedestre. Depois de uns meses desse tipo de
campanha, naturalmente os motoristas passaram a respeitar a faixa de pedestre
sem a necessidade de uma autoridade de lado. Por que? Porque se tornou
cultural.
Repetindo e acrescentando: Ensino integral ao ensino fundamental, com aulas regulares num turno, e no outro turno aulas de educação física e arte, como música. Pois o filósofo Platão diz que devemos educar o corpo e a alma. Mente sã num corpo são. É de extrema importância também no outro turno, se as aulas regulares for de manhã, por exemplo, a tarde, além da educação física e das aulas de artes, é de extrema importância as aulas de reforço escolar nas disciplinas, ciências, que os alunos vão mal. Pra não empurrar essas disciplinas com a barriga. Aulas práticas, e não apenas para decorar para prova e depois esquecer. Investir em infraestrutura, quadras esportivas e até piscinas em algumas escolas, ou criar complexos esportivos que atendam um grupo de escolas da região, laboratórios de ciências, informática, artes. Ter disponível ônibus para aulas de campo, para o estudante vivenciar o conhecimento. No ensino médio, aulas regulares em um turno, e no outro turno implantar ensino técnico, além das aulas de educação física, artes e aulas de reforço. Pra dar perspectivismo de futuro aos estudantes.
Repetindo e acrescentando: Ensino integral ao ensino fundamental, com aulas regulares num turno, e no outro turno aulas de educação física e arte, como música. Pois o filósofo Platão diz que devemos educar o corpo e a alma. Mente sã num corpo são. É de extrema importância também no outro turno, se as aulas regulares for de manhã, por exemplo, a tarde, além da educação física e das aulas de artes, é de extrema importância as aulas de reforço escolar nas disciplinas, ciências, que os alunos vão mal. Pra não empurrar essas disciplinas com a barriga. Aulas práticas, e não apenas para decorar para prova e depois esquecer. Investir em infraestrutura, quadras esportivas e até piscinas em algumas escolas, ou criar complexos esportivos que atendam um grupo de escolas da região, laboratórios de ciências, informática, artes. Ter disponível ônibus para aulas de campo, para o estudante vivenciar o conhecimento. No ensino médio, aulas regulares em um turno, e no outro turno implantar ensino técnico, além das aulas de educação física, artes e aulas de reforço. Pra dar perspectivismo de futuro aos estudantes.
João Pessoa, capital de Paraíba, Brasil,
05 de junho de 2012
Autor: Victor da Silva Pinheiro
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