div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Lectio Divina – Aula 4 – Sagradas Escrituras



Lectio Divina – Aula 4 – Sagradas Escrituras

Comunidade Doce Mãe de Deus, Missão Bessa, cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil

                Abordaremos nesse texto a meditação, o que o texto me diz. Mesmo a bíblia escrita a milhares de anos atrás, sempre terá alguma coisa a nos dizer. Etimologicamente, meditar quer dizer “por no meio”, guardar as coisas no coração, que era o que Maria, a mãe de Jesus, fazia. A verdadeira meditação vai nos levar a mudança de mentalidade. Jesus nos ajuda sempre a pensar melhor, de maneira de dentro para fora.
                O rhema é quando na leitura, no logos, algo dali nos toca. Às vezes, muda o texto, muda o contexto, mas acaba nos levando ao mesmo ponto. Quer dizer a mesma coisa de modo diferente. Muda a cor da carta, mas o conteúdo, em essência, é o mesmo com outras palavras. O logos, na língua grega, é o texto todo; e o rhema é quando uma dessas palavras nos toca o coração.
                Os orientais, por causa da cultura, têm certa facilidade de entender e praticar melhor o sentido da meditação. Temos que aprender a nos esvaziar, para nos encher, transbordar de Deus. O verbo de Deus, a palavra, é o filho adotivo do silêncio. O esvaziamento passa pelo silêncio. A meditação é um passo fundamental para seguir em frente.
                Na passagem do livro de Mateus, capítulo 8, versículo de 1 ao 4, na cura de um leproso, que era considerado impuro, quem ele toca pode se tornar impuro. Com Jesus, que era puro, em termos físico e espiritualmente, há uma descontinuidade e o ato de Jesus tocar o leproso, e esse, ser purificado, tem um significado teológico. Jesus não só permanece puro ao tocar o leproso, como também o purifica, cura-o. Mas, para isso, como diz no texto, para nos curar das enfermidades físicas e espirituais, temos que nos prostrar para a divindade e temos que pedir. Diz numa escritura que Deus sabe o que queremos antes mesmo de abrimos a boca. Mas temos que pedir, demonstrando atitude, demonstrando a fé que sentimos. Respondendo ao leproso, Jesus diz: “Eu quero”; aí está o rhema, pois querer é poder e Jesus diz que quer que o leproso seja curado. Será que nós, espiritualmente, não somos esses leprosos necessitando sermos curados? Para isso, temos que ir ao encontro da divindade, se prostrar, e pedir, como diz na passagem de Mateus, na cura de um leproso.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário