div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Lectio Divina – Aula 3 – Sagradas Escrituras


Lectio Divina – Aula 3 – Sagradas Escrituras

Comunidade Doce Mãe de Deus, Missão Bessa, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil

                Hoje vivemos numa era de pressa, mas temos que aprender a perder tempo para o mundo para ganhar tempo para Deus. Na mitologia grega existe o Deus Kairos, que é o Deus do tempo oportuno. Ele é careca e tem um topete, um pouco de cabelo na frente da cabeça, e ninguém sabia quando ele ia passar pelas cidades e quando ele passava, passava correndo. As oportunidades divinas são essas que ninguém sabe quando vem, e quando vem, passam rápido onde devemos agarrá-las pela frente, pelo topete. Na bíblia, no episódio da visita de Jesus as irmãs Marta e Maria, devemos nos comportar como Maria que se propôs a escutar a divindade, procurou primeiro as coisas do alto, enquanto Marta tendo a divindade em sua casa, que é Jesus, procurou primeiro se preocupar com os afazeres da casa.
                A lectio divina é uma escuta em que Deus fala. Leitura, meditação, oração e contemplação são as 4 fases do discípulo na lectio divina. Que também poder ser com relação à leitura, o que o texto diz. Com relação à meditação, o que o texto me diz. Com relação à oração, o que eu digo ao texto, e por fim a contemplação. Nessa aula, aprenderemos o que o texto diz. Precisamos aprender a ler, temos que ler de forma degustativa, temos que mastigar direito a oração. E para isso é necessário nós vermos o contexto em que foi escrito tal passagem. Uma das mensagens que o evangelista Lucas quer passar é a idéia de um Jesus focado, caminhante, viajante, inserido num contexto social. Entre a passagem de uma leitura e outra é importante o silêncio por alguns instantes. Por exemplo, quando Jesus esteve viajando na cidade de Jericó, diz que um homem chamado Zaqueu, subiu o mais alto para ver Jesus, a divindade, que estava no meio de uma multidão, e Zaqueu, baixinho, não conseguia ver se não subisse em algo. E assim devemos nos comportar, subir, se elevar ao encontro da divindade. E Jesus o manda descer e diz que vai se hospedar na casa dele, mesmo com os comentários de alguns contrários a pessoa de Zaqueu. Pois Jesus é profeta e conhece o coração do homem, ver além da aparência. E Zaqueu demonstra que é um filho de Abraão ao dar metade dos bens pobres e restituir 4 vezes aqueles quem ele pode ter defraudado. É basicamente isso que o capítulo 19, versículos de 1 ao 10, de Lucas, diz.

Autor: Victor da Silva Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário