div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Apocalipse – Aula 6


Apocalipse – Aula 6

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

            O diferencial da fé cristã é o amor. É, como diz na Escritura, “dar a César o que é de César, e dar a Deus o que é de Deus”. É ser próximo de Deus e ser próximo das pessoas próximas. É oferecer a outra face a tapa, assim, cortando o mal pela raiz e desnorteando qualquer ofensor, fazendo-o pensar: “De onde vem tanta força?” O cristão é chamado ao estado de vigilância, pois, como diz na Escritura, ninguém sabe nem o dia nem à hora do fim dos tempos. No batismo somos marcados como reis, profetas e sacerdotes, e somos convidados por Jesus a nos elevar a divindade. Somos convidados a nos rasgar num céu tempestuoso em direção ao Reino dos Céus, pois a porta é estreita. E por falar desse convite de Jesus, Jesus responde aos judeus sobre o fato de Jesus se considerar filho de Deus, justifica citando Gênesis, pois diz: “E serás como Deuses”. Mas para isso, para sermos considerados filhos de Deus em alma e espírito, temos que lutar, a santidade não vai simplesmente cair do Céu, temos que fazer por merecer, nos colocando a serviço da humanidade. Existe uma luta interna em nós entre o cachorro do bem contra o cachorro do mal, e vence essa luta aquele cachorro que nós mais alimentarmos. Alimentando com oração, muita oração, servir ao próximo, além de buscar sabedoria e se manter ético. Ser ético independente das circunstâncias. Pois, quem é ético, é ético na escuridão ou na claridade, só ou em grupo.
            O fato de vermos o demônio de forma personificada, é por que assim fica mais fácil de socá-lo, já que é visível, e assim, saberemos de onde vem o soco e assim podemos contra-atacar. Fé e razão caminham juntos. É o dionisíaco e o apolíneo que se complementam. O intuito de Deus é que sejamos vencedores ao lado de Deus.
O deserto na bíblia é um lugar de introspecção, onde encontramos a si mesmo. É onde Deus se mostra muito próximo. Por isso, como eu disse numa poesia, teu destino, homem, é o deserto, e o deserto ti transformará num herói. Para, como diz na escritura, com o arco e a flecha, que simbolizam a personalidade contorcida ao bem, mais o valor, o conquistador torne a vencer e vencer.  

Autor: Victor da Silva Pinheiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário