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terça-feira, 17 de maio de 2011

Mariologia – Aula 10

Mariologia – Aula 10

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

Os evangelistas não estão preocupados em fazer uma biografia, mas entregar uma verdade. E existem duas formas de entregar um diamante a uma pessoa: dando sutilmente ou jogando na cara. Por isso o pregador, o sacerdote tem que saber como entregar o diamante, se não o que recebe pode criar uma aversão aquilo se for entregado de maneira brusca e grossa. Maria é apresentada na literatura joanina como mediadora da fé, nas bodas de Caná; mãe da comunidade na cruz; e mulher símbolo da igreja e da nova comunidade lá em apocalipse. Nas bodas de Caná, Jesus e a igreja simbolizam o noivo e a noiva respectivamente. A igreja representa o povo de Israel onde Deus quer fazer uma nova aliança com o povo de Israel, com a humanidade. Por isso Maria diz: “Fazei tudo o que ele mandar!”. Dos 7 vasos de vinhos, as 6 primeiras representa o velho, a antiga aliança, e o a sétima simboliza o novo, a nova aliança, o perfeito. Maria representa uma nova era, aquela veio trazer o novo, que é Jesus Cristo. Ela faz parte dessa nova humanidade, mas é ao mesmo tempo carrega o sentimento da maternidade do salvador de Israel e conseqüentemente o salvador do mundo. Aquele que veio até nós e se colocou em sacrifício para salvar nós do submundo do pecado. Mas, salvar como? Nós seguirmos o seu exemplo, pois Jesus diz na bíblia: “Aquele que não pegar a sua cruz e me seguir, não é digno de mim!” Então, Jesus como modelo a ser seguindo, não se deve só carregar a cruz, mas seguir a divindade. Do contrário, fica só um sentimento de coitadinho de se ver Jesus crucificado. Temos que seguir adiante carregando nossa cruz, não podemos parar no meio do caminho, pois Jesus não parou no meio do caminho, foi até o fim carregando a cruz e conseguiu vencer a morte. Não temos que ter a imagem de um Jesus coitadinho ao olhar Jesus crucificado, mas temos que ter em mente a imagem de um Jesus forte. Pois, como diz na Comunidade Doce Mãe de Deus: “A cruz é para nós como o sol!” Maria tem um papel crucial como figura da igreja, exemplo que toda mulher deve seguir, que acompanhou Jesus tanto na dor, como no amor, e não o deixou de lado em nenhum momento, foi até o fim, até a sua ascensão. E com certeza Maria continua sua luta por nós como a nossa grande advogada, como ela é exposta na obra de Ariano Suassuna, que se chama: “O Auto da Compadecida”. Nas festas da boda de Caná, Maria se mostra uma mulher atenta às coisas de Deus. O ato de ela ir até Jesus é um ato de misericórdia, para todos ali, principalmente para os noivos. Então há todo um mistério no primeiro milagre de Jesus na sua vida pública. Maria é a mãe da fé, e junto com Jesus, traz uma realidade humana para uma dimensão divina. Como diz na escritura: “Quem não nascer da água e do espírito, não poderá entrar no Reino de Deus”. Quando Jesus diz: “A minha hora não chegou.”, hora é igual à manifestação da glória de Jesus. E o que é a glória de Jesus? É sua exaltação. E o que é a exaltação de Jesus? É o mistério da páscoa, que é a cruz e a ressurreição simultaneamente. Pois, quem foi ressuscitado senão aquele que foi crucificado? A cruz para João é uma cruz pascoal, vitoriosa. A glória de Jesus se antecipa nos sinais da sua vida pública. Como disse Maria: “Fazei tudo que ele vos mandar!” Maria é mediadora da fé e iniciadora dos discípulos. Maria quer que a vontade do Pai aconteça. A vontade de Maria é a vontade de Jesus, portanto é a vontade do Pai. Na voz de Maria ressoa a voz do Pai. O sétimo dia é o dia da perfeição, foi quando Deus descansou na criação do mundo. A lei que foi dada a Moisés cravada na pedra, com Jesus, foi cravada no coração dos homens.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

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