div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sábado, 11 de dezembro de 2010

Evangelhos Sinóticos – Aula 16 – Ressurreição de Jesus Cristo

Evangelhos Sinóticos – Aula 16 – Ressurreição de Jesus Cristo

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.


Resumindo a bíblia em uma palavra seria essa palavra “aliança”. E a bíblia termina e começa com um casamento, no início com o casamento de Adão e Eva, e no final com o casamento entre Jesus e a Igreja. A noiva na linguagem do apocalispe quer dizer igreja. Resumindo todas as aulas até hoje, o Evangelho Segundo Marcos certamento foi escrito por João Marcos, discípulo de Pedro, e sua comunidade provavelmente era de pagãos convertidos. Seu evangelho é dividido em 2 partes e tem como foco teológico o discipulado. Já Evangelho Segundo Mateus, provavelmente não foi escrito pelo apóstolo Mateus, mas por alguém de sua comunidade que ouviu a história que foi transmitida de forma oral inicialmente até pelo próprio Mateus. E por causa disso quem escreveu o evangelho deu créditos a Mateus. A estrutura de Mateus é setenária e sua comunidade era de judeus cristãos. Sua teologia é eclesial, da igreja. Já o Evangelho Segundo Lucas provavelmente foi escrito pelo médico Lucas que era discípulo de Paulo. Sua teologia é social, voltada para os pobres, excluídos; e sua comunidade era de pagãos convertidos. Há importante papel da mulher no Evangelho Segundo Lucas.
Vemos também que na infância, vemos referência a paixão, morte e ressureição de Jesus cristo. Falando simbolicamento no Evangelho de Marcos, quando o jovem foge nú na prisão de Jesus, onde estava revestido no lençol, que o cobria, pode simbolizar que os discípulos estavam despido de esperança naquele momento. Já o jovem que aparece vestido no túmulo de Jesus pode simbolizar os discípulos que estavam com as esperanças renovadas. Já o simbolismo entre o galo e Pedro significa que o galo consegue ver anunciado um novo dia, já Pedro não consegue enxergar que jesus havaria de ser glorificado por Deus e venceria a morte.
No Evangelho Segundo Marcos a ressurreição de jesus é um evento desconcertante, e o que resume todo o seu evangelho é uma palavra: desconcertante. E é por isso que o jovem diz as mulheres: “Voltem para Galiléia”. Fazer o caminho de volta de Jesus. Já no Evangelho Segundo Mateus escreve num contexto de defesa, apologia, a ressureição é moldurada num fenômeno de teofania, e faz lembrar a fazer memória. Mateus diz que houve um terremoto, veio um anjo com um raio do Céu, e que sentou numa pedra. Como o Evangelho de Mateus é para judeus cristãos, por isso fala do fenômeno da teofania, que é Deus se manifestando na natureza, como a sarça ardente que não se consumia vista por Moisés. Em Mateus ele começa dizendo que Jesus é o emanuel, “Deus conosco”, e a última palavra de Jesus é: “Eis que estarei convosco todos os dias.” Já em Lucas, termina o evangelho com a ascensão de Jesus aos Céus, e Lucas termina o evangelho em Jerusalém, no templo. O evento dos discípulos de Emaús, tem a haver com a catequese eucarística.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

www.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
www.victorgeo10.blogspot.com
www.myspace.com/victorgeo10
www.twitter.com/victorgeo10
www.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário