div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Evangelhos Sinóticos – Aula 15 – Paixão e Morte de Jesus Cristo

Evangelhos Sinóticos – Aula 15 – Paixão e Morte de Jesus Cristo

Escola de Teologia Discípulos Missionários da igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, cidade de
João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

Etimologicamente a palavra “paixão” vem da língua grega e do latim, e nessas línguas relacionam a palavra “paixão” a algo como se comportar de maneira passiva diante uma situação difícil, como o sofrimento de Jesus antes de morrer. Já compaixão é a capacidade de sentir as dores do outro. Uma mãe ao escolher ter o filho ou ela morrer e o filho viver, ao escolher pela vida do filho e sua respectiva morte num parto complicado, ela está tendo compaixão. Na prisão de Jesus é típico do Evangelho Segundo Lucas o questionamento enfático. Já no Evangelho Segundo Marcos se revela definitivamente o segredo de quem é Jesus, que é o segredo messiânico revelado pelo centurião. Como já disse, como a perspectiva de Marcos é discipular, é aconselhável sua leitura para quem está começando na caminhada cristã. E a visão de Marcos é mais dramática na paixão de Cristo. Já no Evangelho Segundo Mateus, com sua perspectiva teológica, com seu evangelho direcionado aos judeus convertidos ao cristianismo, ele faz referências ao Antigo Testamento. Ele cita a recusa do povo de Israel. Já no Evangelho Segundo Lucas, com sua perspectiva social, cita o episódio do bom ladrão na cruz que foi crucificado ao lado de Jesus. Marcos faz um paralelo entre a negação de Pedro e a traição de Judas, onde Pedro suporta enquanto Judas Iscariotes não suporta segundo os evangelhos canônicos. Porém, na tradição apócrifa, diz que Judas era o mais forte dos apóstolos e por isso foi escolhido por Jesus para entregá-lo aos romanos para ser julgado. E segundo essa tradição, Judas não se matou e escreveu o seu evangelho. Mas voltando... Em Marcos é interessante notar a cronologia da caminhada da morte de Jesus Cristo: ao entardecer ele participou da última ceia com os apóstolos, na noite e de madruga ele foi preso e julgado. Às 9 horas ele foi condenado a crucificação, ao meio-dia ele é crucificado, e às 3 horas da tarde ele morre, e ao entardecer ele é sepultado. Outra tradição diz que na terça-feira ele participou da última ceia, na quarta-feira e quinta-feira ele foi julgado, e na sexta-feira ele morreu. Os pormenores: Lucas, que era médico, diz que Jesus suou sangue antes mesmo da prisão. E dar ênfase ao questionamento de Jesus sobre o beijo de Judas. Lucas também fala do olhar para Pedro, que nega Jesus e Jesus o olha nesse momento. Já Mateus fala dos sonhos da mulher de Pilatos pedindo para não condenar Jesus, e a ressurreição dos defuntos santos mortos, logo em seguida da morte de Jesus. Um aparte: quando encontrarmos uma dificuldade de interpretar a bíblia, encontramos uma pedra no meio do caminho, e essa pedra nos diz para aprofundar no tema abordado. Outra coisa que quero dizer é que só no Evangelho Segundo João, que não é um evangelho sinótico, é que diz que o apóstolo João e Maria a mãe de Jesus estão ao pé da cruz. E viva as diferenças. Assim como a energia elétrica para existir tem que ter a corrente negativa e positiva; a corrente sanguínea corre no nosso corpo a parti de duas vertentes. E por ai vai... as diferenças dos evangelhos estão ai para nos engrandecer e não para confundir. Para além do relato histórico, e de uma interpretação puramente racional, temos que ter uma visão teológica dos evangélicos e ver o seu significado simbólico, pois quando os evangelhos foram escritos queriam que nós, leitores cristãos, nos aprofundássemos na teologia e no simbolismo.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
www.twitter.com/victorgeo10
www.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário