div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Relatos sobre Geografia Agrária – Parte 2

Relatos sobre Geografia Agrária – Parte 2


VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária
VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária
I Jornada de Geografia das Águas

João Pessoa-PB, Brasil, 22 a 26 de Setembro de 2013
Universidade Federal da Paraíba – UFPB


Na década de 1970, incentivos pelo governo federal ocorreram para que fazendeiros ocupassem a Amazônia, e assim, levar o “progresso”. Só que esse grupo de fazendeiros entrou em conflito com os trabalhadores locais, os povos da floresta, como os seringueiros, que por já viverem e trabalharem ali por muito tempo, tinham o direito ainda permanecerem lá. Os fazendeiros conseguiram a terra pelos cartórios, que ignoraram os nativos, então houve o conflito. Ocorreu o apoio da teologia da libertação aos nativos trabalhadores, os seringueiros. O movimento dos seringueiros, os povos da floresta, surgiu para evitar a expulsão dos povos da floresta. Esse movimento simpatiza com o MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Dentro desse movimento dos seringueiros, se destacou um líder: Chico Mendes. Ele é considerado um mártir desse movimento.
Qual o desafio atual para esse tema? Levar o progresso a Amazônia respeitando a terra e a tradição dos seringueiros. A floresta tem mais a nos oferecer estando de pé e não desmatada. Os povos da floresta, incluindo os índios, utilizam a caça e a pesca. Como disse, a Floresta Amazônica pode oferecer a sociedade curas para muitas doenças. É preciso para isso internacionalizar a luta dos povos da floresta e fazer com que a floresta fique de pé.

Questão agrária

Há 3 bilhões de pessoas que sofrem alguma deficiência alimentar. ¾ das pessoas subnutridas são do meio rural. Milhares de pessoas foram assassinadas em conflitos fundiários nas últimas décadas no Brasil. Temos que incentivar a cultura de alimentos orgânicos por uma questão de saúde pública, de qualidade de vida. Aquele que inicia seus estudos nessa área, logo ver a importância dos alimentos orgânicos.
Nas últimas décadas, milhões de hectares da Floresta Amazônica foram destruídos. Quanto mais agravar a questão ambiental, maior será o valor da terra boa. Como disse um certo geógrafo, crescimento é aumento, mas desenvolvimento é transformação. Desenvolvimento sustentável real deve ocorrer respeitando os povos da floresta. Eles são os herdeiros legítimos da terra.

Autor: Victor da Silva Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário