div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Relatos sobre Geografia Agrária – Parte 1

Relatos sobre Geografia Agrária – Parte 1


VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária
VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária
I Jornada de Geografia das Águas

João Pessoa, PB, Brasil – 22 a 26 de Setembro de 2013
Universidade Federal da Paraíba – UFPB


Elizabeth Teixeira, esposa de João Pedro Teixeira, sempre ouvia do marido que ele um dia podia ser assassinado, e que ela, Elizabeth, teria que assumir a liderança das Ligas Camponesas. Elizabeth nunca tinha confirmado para João que iria assumir a liderança das Ligas Camponesas, mas com a morte deste, ao ela ver ele morto, ela tomou a decisão de assumir a liderança das Ligas Camponesas. Com isso ela foi presa, e a filha mais velha dela achou que ela também morreria. Quando Elizabeth voltou da prisão encontrou a filha envenenada em casa. Ela havia tentado suicídio com a prisão de Elizabeth. Levaram ela pra cidade de João Pessoa, mas infelizmente sua filha morreu. Depois do Golpe Militar de 1964, Elizabeth foi presa pelo exército e depois foi solta, mas temia pela vida. Então foi viver numa cidade do estado do Rio Grande do Norte, como professora, sem saber sobre os filhos que ficaram na Paraíba. Só anos depois, o cineasta do documentário “Cabra Marcado para Morrer”, Eduardo Coutinho, ajudou Elizabeth, e assim, Elizabeth voltou a ver os filhos e estabeleceu-se na cidade de João Pessoa. O documentário é sobre João Pedro Teixeira.
Manuel da Conceição foi outro que teve participação na causa agrária no Brasil. Foi ele uma liderança camponesa. E, disse ele: "enquanto estiver vivo, continuarei na luta". E se ele morrer, outros continuarão o projeto. “O homem pode morrer, mas a luta não”, segundo ele.
Maria José Marinheiro, liderança Indígena Tumbalala, também está na causa da terras indígenas no Nordeste Brasileiro. Lembremos que para chegar a uma solução, há que ser por vias diplomáticas. Há que ter um acordo entre os índios e camponeses e os fazendeiros e governo. A população indígena cresceu muito no Brasil, e há que ter políticas públicas para o povo indígena.
Frei Anastácio, deputado estadual da Paraíba, também tem uma história nesse meio. Foi preso e seqüestrado em nome dessa causa agrária. Ele é um frei do Partido dos Trabalhadores, PT. Contou ele que vários já morreram assassinatos pela causa da terra. Ele também disse a importância da Pastoral da Terra na luta pela terra. E disse que na Paraíba já são 36 feiras agroecológicas.
Jaime Amorim, do MST, disse que aquilo que ainda não se é capaz de compreender, devemos levar a compreensão desse desconhecido estudo como desafio. E que temos que ousar a vida inteira, em busca dessa compreensão, em busca de respostas. Lembrou ele, que em alguns momentos somos mais luta do que sonhos, e em outros, mais sonhos do que luta. Porém, a causa nunca está perdida, segundo ele.
É preciso 3 condições para a causa agrária: o sentimento de indignação diante do descaso da causa agrária; depois, construir junto com a sociedade soluções pacíficas para a caminhada agrária; E assim convocamos todo o povo para o novo projeto.
Maria da Soledade Leite, é do sindicato Margarida Maria Alves. Lembrou ela que Margarida é um importante símbolo da causa agrária no Brasil, e das famílias dessa luta. Lembrou ela que Margarida dizia que é melhor morrer na luta, do que morrer de fome. Disse Maria da Soledade: “Nós precisamos da terra como precisamos do ar, tiramos da terra nosso sustento e é a terra que nos acolhe até o fim da vida.”
Alder Júlio lembra das três fases da causa agrária: memória, luta e sonho. Elizabethe Teixeira, Manoel da Conceição, disse ele, inspiram o compromisso da causa no mundo todo, e não só no Brasil. É a memória. A luta vem a nos dizer como nos organizamos diante da globalização em prol da reforma agrária. E os sonhos nos faz perguntar que sociabilidade nós temos que conquistar? Um conformismo? Temos que tornar o Estado parceiro.

Autor: Victor da Silva Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário