div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Apocalipse – Aula 8




Apocalipse – Aula 8

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

            O cântico de Moisés revela no capítulo 15 que em Jesus há um êxodo espiritual, de uma passagem da vida profana para uma vida sagrada. Mostrando que Deus está revelando no mundo um êxodo espiritual, a partir do corpo e sangue de Cristo, o cordeiro de Deus. Quando um altar está voltado para o oriente, para o sol nascente, simboliza que Jesus é essa luz que nasce no leste, no oriente. Jesus é o sol nascente. Os cristãos dos primeiros séculos do cristianismo tinham o costume de orar no nascer do sol, de frente ao sol nascente. O templo ao enchesse de fumaça no capítulo 15 simboliza que o templo está cheio de Deus. No capítulo 16 diz que uma voz vem desse templo, é a voz de Deus. O simbolismo do rio Eufrates seco, simboliza o enfraquecimento do adversário. A luta do bem contra o mal não é somente algo exterior, mas é, sobretudo, algo interior. Lembremos que um dia para Deus pode ser mil anos para nós, por isso no capítulo 18 diz: “... virão num só dia”. Sair da Babilônia é sair dos nossos pecados. Diz ainda no capítulo 18 que o problema não está nas riquezas, o problema é colocarmos as riquezas como meta, no controle, e assim, as riquezas nos controlam, e não controlamos as riquezas, que é um erro. Quando diz: “Seus olhos são chamas de fogo”, quer dizer que o fogo a tudo penetra. No final, a luz simboliza o conhecimento, de vemos as coisas como realmente são, as coisas reais. O Apocalipse é uma grande liturgia. O Apocalipse é uma aliança entre Cristo e a Igreja.

Autor: Victor da Silva Pinheiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário