div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Apocalipse – Aula 7




Apocalipse – Aula 7

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil

A Mulher simboliza a Igreja, que está grávida e preparando-se para gerar Cristo na humanidade. E a ida da Mulher ao deserto, quer dizer que o deserto é um lugar de introspecção, onde Deus está cuidando da Igreja. Lembremos que a Páscoa hebraica quer dizer "Passagem", e celebra a passagem do povo hebreu da escravidão do Egito para a liberdade no deserto em busca da terra prometida. A Páscoa cristã simboliza a libertação do espírito, através do sangue e corpo de Jesus Cristo, último e definitivo sacrifício. E como muitos no mundo sofrem, esse ensinamento serve a todo o mundo, pois aqueles que imitarem Jesus, e serem fieis aos princípios divinos mesmo na dor, serão salvos. E ser salvo, como já disse, é um estado de espírito. Está aí o significado de Jesus na cruz, do qual publiquei um texto falando especificamente sobre esse momento de Jesus na cruz e seu significado, publicado no meu site no Recanto das Letras, na parte de artigos – religião/teologia. O texto intitula-se: "O Significado de Jesus na Cruz".
            Na língua grega clássica e na língua hebraica, cada letra simboliza um número. Então, o significado do número 666, que é o número da besta segundo o livro do Apocalipse, quer dizer, fazendo uma analogia com a língua grega, é uma referência ao psicopata tirano imperador romano "César Nero". Esse imperador foi uma vergonha para o Império Romano, perseguiu inocentes e os torturou, e trouxe caos a Roma a ponto de colocar fogo na capital do império, Roma. Lembre-se que não quer dizer que o Império Romano era mau, mas quer dizer que na época escatológica vai se levantar um novo imperador (um líder do mundo) semelhante a Nero, e suas ações refletirão de maneira negativa no mundo. Jesus em vida não condenou o Estado, tanto que ele disse: "Dai a César o que é de César"; só que logo em seguida, ele conclui: "E dai a Deus o que é de Deus". Devemos então nos focar em Deus.
            A cidade de Sião simboliza uma cidade idealizada onde repousará a Igreja. O Monte Sião, um lugar alto, que está acima das coisas do mundo, num lugar elevado onde estão os 144.000 eleitos. Lembre-se que esse número é simbólico, e não deve ser levado ao pé da letra. Pois o número de eleitos provavelmente deve ser maior do que esse.
            Qualquer católico pode batizar, mas isso só nos casos extremos, como uma criança num hospital perto de morrer, onde não se tem padre nem diácono por perto. Então, o católico próximo pega um pouco de água e derrama sobre a criança, e diz: "Eu o batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." No mais, em todos os outros casos, o padre ou diácono devem fazer o batismo. Para o catolicismo, é necessário que os que nascem católicos sejam batizados, e que todos os convertidos também sejam batizados para selar o compromisso com Cristo.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário