div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Liturgia – Aula 2

Liturgia – Aula 2

Escola de Teologia Discípulos Missionário da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

Etimologicamente, liturgia significa obra, um trabalho, uma ação em favor do povo. Já liturgo é alguém que faz um favor em nome da coletividade. No sentido cristão, liturgia quer dizer toda uma ação de Deus e da igreja. Somos capazes de conhecer, querer, amar isso é o que temos em semelhança com Deus. Assim como nossas faculdades: vontade, imaginação, racionalidade, abertura a transcendência. Quando a gente peca, a gente perde a semelhança com Deus. Jesus veio nos dar a graça de poder chamar Deus de Pai, ele veio nos dar a filiação, dar nossa certidão de nascimento em Cristo, se nós nos convertermos e nascermos de novo. Em Jesus, chega para nós à salvação. A liturgia é o exercício da função sacerdotal de Cristo. Cristo sendo Jesus se tornou pontífice: ser uma ponte entre Deus e os homens. Altar de pedra, sacerdote, e a vítima (um animal), são os elementos do sacrifício no Antigo Testamento. Já no Novo Testamento há um sacrifício diferente: Jesus é a o altar, o sacerdote e a vítima. Ele se oferta ao Pai. Pela desobediência entrou a divisão em nós, e pela obediência volta à unidade em nós, o indivíduo que Platão fala, indivisível, uno com Deus. Liberdade não é sinônimo de libertinagem, mas é sinônimo em respeitar as leis. Por exemplo, só é livre para circular no trânsito, quem respeita as leis de trânsito. Liberdade também está ligado ao comprometimento. Por exemplo: Quem está mais compromissado com a empresa? O presidente ou o homem da xérox? O presidente, e assim sendo pode circular livremente na empresa e acessar todos os arquivos. A igreja tem um papel fundamental nessa formação. Primeiramente através da evangelização, palavra, depois com os sacramentos, e depois o cristão tem o dever de ter uma vida santa, cristã, uma vida moral e praticar a caridade. Toda ação litúrgica é um diálogo entre Deus e o povo, com a iniciativa de Deus, pois ele já te conhecia antes mesmo da criação do mundo. O batizado não se deve só dizer que foi batizado, mas que é batizado. Liturgia tem haver com missão, pois Deus quer que todo homem se salve. Um profeta anuncia as coisas de Deus e denuncia o pecado. O sacerdote oferta algo a Deus, e o rei está pronto para servir. Jesus é o profeta, o sacerdote, e o rei. O nosso sacerdócio é nos dados a partir do batismo, e em cada celebração litúrgica, celebramos o nosso sacerdócio. A vida de Jesus se divide em 8 partes: infância, preparação, sacerdócio, paixão, morte, ressurreição e ascensão. Alguns incluem o envio do Espírito, no pentecostes. A vida de Jesus desde o início, foi um mistério pascal. Em cada celebração há uma memória que se torna presente. Que não é só o relembrar intelectual, mas algo que tem haver com presença, que aponta para o futuro. Em que se faz a profecia. E quem faz isso tudo é a terceira pessoa da santíssima trindade, o Espírito Santo. A liturgia é obra de Deus. Na liturgia há coisas imutáveis, que não pode mudar; como também há coisas mutáveis, que se pode mudar. Que vai sofrendo uma adaptação.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.facebook.com/victorgeo10
WWW.youtube.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário