div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

domingo, 21 de agosto de 2011

Eucaristia – Aula 1

Eucaristia – Aula 1

Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

Para entendermos o significado da eucaristia, temos que percorrer toda a história desde o Antigo Testamento, que foi o tempo da promessa, que se cumpriu em Jesus. A gente deve ler o Antigo Testamento sob a luz do Novo Testamento. Deus tem um projeto: criar um ser humano para viver em comunhão com Deus. “Deus é amor”, como diz no Evangelho Segundo João. E esse amor transbordou na criação da humanidade. O destino de todos é voltar à unidade, a Deus. Atender o chamado. Simbolicamente, todos nós mordemos a maçã, o fruto proibido do livro do Gêneses, e assim, cairmos na matéria; para voltarmos para a unidade de modo consciente. Jesus veio nos devolver a comunhão com o Pai. O Filho do Homem nos fez filho. O projeto de Deus se baseia em 3 alicerces trazidos por Jesus: salvação, diálogo e comunhão. A igreja veio para dar continuidade ao trabalho de Jesus. A eucaristia é um sacramento, e os sacramentos são os santos mistérios, sinais e símbolos. Sabemos que os sacramentos na igreja católica são 7 no total. O sacramento é um sinal visível que nos leva ao invisível. São sinais eficazes da graça de Deus, instituídos por Jesus Cristo, para nossa salvação. Jesus provou através da ressurreição que o ser humano é capaz de se superar, pois em uma só vida Jesus mostrou o que é o caminho, a verdade e a vida. E seguindo Jesus como modelo, como o próprio Jesus disse: “Haverá outros que farão coisas maiores do que eu fiz”. Esses são os escolhidos.
Os sacramentos são o coração da igreja. Temos os sacramentos da iniciação (batismo, eucaristia e crisma), sacramentos de cura (unção dos enfermos e penitência), e os sacramentos de serviço (ordem e matrimônio). Os sacramentos acompanham o desenvolvimento humano. Para nós, os sacramentos são uma realidade objetiva que Jesus colocou poder. Etimologicamente, eucaristia quer dizer: ação de graças, ou dar graças. Tudo tem sua origem na eucaristia, que tem haver com comunhão, que tem haver com banquete. Lembre-se da última ceia de Jesus e os apóstolos. O contexto que Jesus institui a eucaristia é bem próximo da Páscoa, e isso foi proposital, pois Jesus se colocou como o novo cordeiro. Jesus antecipa sacramentalmente na última ceia, com o pão e o vinho, que simbolizam respectivamente, o corpo e o sangue de Cristo. Assim como o mistério pascal, a eucaristia é um sacramento do amor cristão. O amor “Ágape”, ilimitado, sem fronteiras, incondicional, como diz na bíblia: “... e ele (Jesus Cristo) nos amou ao extremo.” Toda a vida de Jesus foi uma vida eucarística, pois foi de doação, serviço, dar graças, ofertar. Como Jesus diz na bíblia: “Eu não vim ao mundo para ser servido, mas para servir!” Sejamos imitadores de Cristo. Pensem a eucaristia onde se reúnem bispos, presbíteros, o povo, e etc, com o intuito de dar graças a Deus. A eucaristia também está ligada com a memória, presença e profecia (é um sinal escatológico). Está também ligada ao sacrifício. Deus é o grande pedagogo que por meio do culto, templo, sacerdotes, sacrifícios, santidade, preparou seu povo para a revelação trazida por meio de Jesus Cristo. Sacrifício, etimologicamente, é fazer uma coisa sagrada, e eucaristia é um sacrifício.

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário