div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Lectio Divina – Aula 5 – Sagradas Escrituras



Lectio Divina – Aula 5 – Sagradas Escrituras

Comunidade Doce Mãe de Deus, Missão Bessa, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil

                O cume da escritura é a aplicação no dia-a-dia, que será abordado melhor na última aula da Lectio Divina – Sagradas Escrituras. Não custa lembrar que o primeiro passo para ler a escritura sagrada é o silêncio e também procurar um bom ambiente. Deus sempre terá uma palavra especifica para nós, que vimos que é o rhema. Lembro que, para Deus fazer algo novo em nossas vidas, temos que fazer uma limpeza na nossa casa interior, na nossa alma, se livrando das coisas velhas para se encher das coisas do alto e transbordar. Abordarei aqui nessa aula a oração, que é o que eu digo ao texto. É a terceira fase desse processo: leitura – meditação – oração – contemplação.
                A oração é a resposta naquilo que você foi questionado nas sagradas escrituras. Não é algo mecânico, mas algo que vai surgir da observação. Esse processo é uma escada que começa com o silêncio e vai até a contemplação. No Evangelho Segundo Mateus, capítulo 9, versículo 9 ao 13, há o processo de conversão de Mateus e é onde Jesus diz que veio para os doentes. Mesclarei as 3 fases aqui: o que o texto diz; o que o texto me diz; e o que eu digo para o texto. Mateus era judeu, mas trabalhava para os romanos coletando impostos dos judeus. Por isso era excluído por muitos judeus. Jesus que era a divindade, apenas diz a Mateus: “Segue-me!” E Mateus na mesma hora seguiu-o. Então, Mateus para reconhecer a divindade em apenas alguns segundos, com uma frase – “segue-me” – é por que Mateus era tão sábio quantos os outros apóstolos.
                Os judeus eram excludentes e excluem os pagãos, coletores de impostos e outros do círculo social judeu, mas Jesus via nesse povo “pecador”, cristãos em potencial. O fogo queima com mais facilidade na palha seca (esgotada) do que na palha verde. O fogo é o espírito santo e a palha seca são esses “pecadores”. Já dizia o avô de Milo no filme “Atlantis – O Reino Perdido”: “Quando se chega ao fundo do poço, a única saída é pelo alto, para o Céu!” Algumas pessoas só passam a melhorar quando pioram um pouco mais antes da melhora, quando chegam ao fundo do poço e vêem que a única saída é Cristo. Pois Cristo diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim!” E são vários aqueles que são guerreiros de Cristo, inclusive nas religiões orientais. Já dizia um certo doutor da igreja: “As religiões orientais são sementes da verdade!” E eu digo: toda semente pode se tornar uma árvore grande e frutífera. São cristãos anônimos; pregam um cristianismo velado.
Mas voltando... Se eu convivo no meio cristão, sendo esquizofrênico, e sendo caluniado e excluído desse meio cristão por causa dessa minha debilidade mental, esses próprios que se dizem cristãos, estão sendo anticristos, pois Jesus diz: “Não dirás falso testemunho contra teu próximo.” E ainda diz mais, que se chamar o irmão de louco (ou como diz algumas traduções: idiota), serás julgados perante a Deus. Sem falar que eu tenho inimigos que armam para mim parecer louco. Se nós convivemos no mesmo ambiente, é por que Deus me colocou na sua vida para você aprender alguma coisa comigo e eu aprender com você. É um treinamento para você, no futuro, saber lidar com algum possível filho, aluno, discípulo, ou amigo esquizofrênico, ou com qualquer outro tipo de problema. Eu não estou separado de você. Fazemos parte do mesmo barco chamado humanidade. Se você acha que estou separado de você, é por que você faz parte da heresia da separatividade. E ninguém precisa dizer a você que tenho problemas mentais, pois, você, leitor, é maduro e lúcido o suficiente para dizer se tenho problemas ou não. Tens discernimento suficiente para saber se esse problema é loucura ou não. Pois, só uma pequena percentagem de esquizofrênicos é que são internados. A maioria dos esquizofrênicos são sociáveis. Se tem alguém dizendo a você que sou louco, é por que eu não sou, pois se fosse, não precisaria alguém lhe dizer isso, você chegaria a essa conclusão com uma única conversa comigo. Mas se você conversar 5 minutos comigo, é arriscado se tornar meu discípulo. Finalizando... Nessa passagem de Mateus, termina Jesus dizendo que não adianta sacrifício sem misericórdia.  

Autor: Victor da Silva Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário