div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Eucaristia – Aula 7

Eucaristia – Aula 7

Escola de Teologia Discípulos Missionário da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba, Brasil.

A arte ajuda a imaginar o invisível, ou até a ver o invisível. Ajuda a pensar em Deus. Segundo o filósofo Platão, a arte é tudo que eleva. Está ai a importância da arte sacra. Porém, hoje se olha primeiro a assinatura do pintor antes de olhar a obra, para dizer se é bonita ou não. A arte sacra é platônica, nos eleva ao sagrado. Lembremos, por exemplo, a função da tragédia grega, que tinha como objetivo fazer com que o espectador saísse do espetáculo como uma pessoa melhor.
Voltando a um antigo assunto: lembremos que toda vez que olharmos a cruz, vejamos os 7 sacramentos. Jesus era zeloso com o templo, tão zeloso que o único momento de fúria de Jesus na bíblia foi quando Jesus viu no que o templo tinha se tornado: um comércio. Na tradição apócrifa, há outros momentos de fúria de Jesus.
Os cristãos têm o bom costume de dar, oferecer, o que tem de melhor e mais simbólico aos sacerdotes. Isso é mal compreendido por alguns, mas lembrem-se esses alguns da passagem da bíblia em que uma mulher lava os pés de Jesus e depois os enxuga com os próprios cabelos. Pois Jesus era uma pessoa importante. É claro que os sacerdotes são humanos, demasiados humanos, como nós, mas para o que vai receber os sacerdotes em casa, é uma honra, é como se fosse uma visita do dia de domingo, onde o sol brilha mais forte, e o ar tem cheiro agradável: é simbólica a visita. Somos seres simbólicos. O símbolo está em tudo, inclusive na ciência, como a tabela periódica da química.
O que há de eterno na estrutura da celebração eucarística, que permanece desde a última ceia de Jesus e os apóstolos? Celebra-se a palavra e a eucaristia. Qual o enigma dos discípulos de Emaús que há no final do Evangelho Segundo Lucas? Dizem que essa comunidade de Emaús não existia, então por que foi criada pelo autor? Será que existia, mas não se tem registro histórico? A questão é que independente de ter existido ou não, há muita teologia nessa passagem. Há uma procissão de Jesus e os dois discípulos. Há interação e saudação. Há um sentimento de ferida, que corresponde ao ato penitencial. Lucas, capítulo 24, versículo 13 ao 35, é um texto eucarística, litúrgico; muitos consideram que, simbolicamente, aconteceu uma missa nessa passagem. Emaús significa escuridão, o que apimenta o enigma. Alguns consideram que significam 12 estados de Israel.
Os livros judeus chamavam-se de Tenak: a Torá (os 5 primeiros livros da bíblia que segundo os judeus foram escritos por Moisés, onde seu discípulo mais próximo ficou encarregado de terminar de escrever quando Moisés morreu); o livro do profetas, Nebim; e o Ketubim, os salmos. Jesus então falou sobre a Tenak aos discípulos de Emaús: desde Moisés, passando pelos profetas, até chegar aos salmos. Jesus fez a liturgia da palavra, onde “ardia o coração” dos discípulos. Quando os discípulos chegam a Emaús, e vêem Jesus indo embora, ainda sem saber que é Jesus, o convida a ficar na comunidade, e Jesus aceita. Eles dizem: “Fica conosco, senhor.” Está ai uma prece. Então Jesus fica e eles preparam a mesa: preparação do ofertório. E por fim acontece a eucaristia: Jesus toma o pão, abençoa, parti e entrega. Tomar: ofertório. Abençoar: epiclese. Partiu o pão: para celebrar o sacrifício do cordeiro nas celebrações judaicas, e que agora o cordeiro é o próprio Jesus. E por fim acontece a distribuição. Então eles descobrem que é Jesus, e Jesus some. Então eles saíram de Emaús, da escuridão, e foram a Jerusalém, a capital religiosa dos judeus, para anunciar a boa nova. A missa se divide em ritos iniciais, palavra, eucaristia, e ritos finais. O rito final da passagem de Emaús fica por conta da ida dos discípulos a Jerusalém, como diz um ditado cristão: “Quando a missa termina, apenas começou a missão.”

Autor: Victor da Silva Pinheiro

WWW.recantodasletras.com.br/autores/victorgeo10
WWW.victorgeo10.blogspot.com
WWW.myspace.com/victorgeo10
WWW.facebook.com/victorgeo10
WWW.twitter.com/victorgeo10
WWW.youtube.com/victorgeo10
WWW.fotolog.com.br/victorgeo10

Nenhum comentário:

Postar um comentário