div style="border:1px solid #ccc;padding:10px 4px 3px 4px;text-align:center;background-color:#efefef;">

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Lectio Divina – Aula 2 – Sagradas Escrituras


Lectio Divina – Aula 2 – Sagradas Escrituras

Comunidade Doce Mãe de Deus, Missão Bessa, cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil

                Orar é uma batalha, pois a carne não quer rezar, mas o espírito sempre estará pronto para a batalha. A verdadeira oração compromete. Quando eu abro o coração e peço pra Deus tocar, há um comprometimento a partir do início de um relacionamento. E é necessário sair da escuridão, sair da caverna, ir em direção a luz, a verdadeira luz, simbolizada pelo sol.
Jesus pega a antiga lei e aperfeiçoa, por que Jesus é o novo Moisés. Se nós soubermos aproveitar a presença divina, a nossa oração vai ser eficaz. A primeira fase da oração é colocar Deus como prioridade. Como Jesus disse: “Procurai primeiro as coisas do alto, e todas as outras coisas vos serão dadas por acréscimos.” Às vezes, Deus manda um vento impetuoso para desordenar nossa vida para poder ordenar agora a partir de Cristo. A segunda fase da caminhada da vida em oração é saber que não podemos nos segurar em coisas do mundo, por que são frágeis, mas devemos construir nossos alicerces na nossa igreja interior. Precisamos começar a construir a nossa igreja interior. Terceira fase: o termômetro do amor é a fidelidade e lealdade. São Tiago diz para ficarmos felizes quando formos provados, pois a provação vem para sabermos se realmente somos fieis e leais. Então, essa é a terceira fase: a provação. É na provação que veremos se somos pessoas com coração de ouro.
Quando estamos numa vida espiritual, basta um pequeno ruído, gesto ou olhar, para sentirmos a presença divina. E para isso é preciso determinação. Antes de iniciar a missão, é necessário um encontro divino. A missão é um encontro vivo. Se tivermos um encontro vivo, seremos enviados como aconteceu com Moisés na sarça ardente que não se consumia, um exemplo de teofania - manifestação de Deus na natureza - onde Deus fala com Moisés. Deus envia então Moisés para o Egito para libertar o povo hebreu da escravidão. Deus fala comigo a partir do aprofundamento nas sagradas escrituras. A bíblia é uma bússola que vai nos guiar na vida. A oração e a leitura das sagradas escrituras são complementares.

Autor: Victor da Silva Pinheiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário