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sexta-feira, 28 de março de 2014

A História do Povo de Israel - Aula 2

A História do Povo de Israel - Aula 2


Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.


A bíblia foi se construindo aos poucos, é um encontro de culturas, línguas, religiões e etc. Aonde é em Jesus que há o sol da bíblia.
Dízimo é diferente de oferta que é diferente de contribuição. Se você dar o dízimo, legal, mas se além disso você dar a oferta, melhor ainda.
Num dos concílios da igreja católica, estabeleceu o culto da dulia, que é a veneração, não adoração, mas veneração a Maria e aos santos, e o culto da latria, da santíssima trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Só lembrando que o estudo da exegese é o estudo das origens, e da hermenêutica, é o estudo da atualização segura. São os métodos de estudo elaborados pela igreja.
O Reino foi dividido em norte(Israel) e sul(Judá). Porém, esses dois reinos se corromperam com o passar dos anos, e assim quebraram a aliança.
A palavra patriarca quer dizer: pai. Os primeiros comandantes do povo de Deus foram: Abraão, Isaac e Jacó. E os reis foram: Saul, Davi e Salomão. O Pentateuco, os cinco primeiros livros da bíblia, é a Torá judaica, que a tradição credita a Moisés como sendo o autor, e quando este morreu, seu sucessor Josué, terminou de escrever o livro. Segunda a tradição, foram escritos a partir da época do Êxodo. O livro do Gênesis fala das origens, início e princípio. O livro do Êxodo marca a saída do povo hebreu do Egito. Levítico é um manual litúrgico, de como encontrar um meio de vida com Deus. Números é marcado por 2 censos e por que esse livro tem o gosto pelos números. E por fim, o último livro do Pentateuco é Deuteronômio, esse nome é relacionado a tradição grega dos 70, que entendeu a expressão hebraica “uma cópia da Lei”, como “um segunda Lei”,
Depois vem os livros históricos: aborda a aliança do povo com Deus, erros do passado e projetos para o futuro, são eles: Josué, Juízes, Rute, Samuel 1 e 2, Crônicas 1 e 2, Reis 1 e 2, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, Macabeus 1 e 2.
Livros sapiências: são poemas, oração, hinos, reflexões, ditos populares do povo hebreu. São esses: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria, e Eclesiásticos.
Livros Proféticos: vivenciam os acontecimentos e fala da infidelidade do povo a convocação para conversão. São esses: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias. Esses são os livros do Antigo Testamento.
Novo Testamento: Evangelhos (Mateus, Marcos Lucas e João); Cartas Paulinas: Romanos, Coríntios 1 e 2, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenes, Tessalonicenses 1 e 2, Timóteo 1 e 2, Tito, Filemon, Hebreus; Cartas Católicas: Tiago, Pedro 1 e 2, João 1,2,3. Judas Tadeu; Apocalipse: Revelação.
Os grupos políticos e religiosos da época de Jesus eram: os Saduceus, os Doutores da Lei (Escribas), os Fariseus, os Zelotes, os Herodianos, os Essênios e os Samaritanos.    

Autor: Victor da Silva Pinheiro



quinta-feira, 27 de março de 2014

Teologia Joanina – Aula 2

Teologia Joanina – Aula 2


Escola de Teologia Discípulos Missionários da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.


            Lembrando que Evangelho é um estilo único e diferenciado e novo dentro da história da humanidade. Não é somente informativo, mas performativo. É um gênero próprio que tem história, claro, mas não é somente isso. São abertos, não fechados.      
Diferentemente das ciências da religiões, o estudo da teologia prediz um fé para estudara-la. A teologia faz o cristão descobrir novos cômodos de um prédio, falando numa linguagem figurada. Amplia a visão. A salvação entrou na história, não é algo do além, mas próximo, um estado de espírito. Por isso diz na escritura: “O Reino dos Céus está próximo.”
Acreditam que, talvez, por ter sido um evangelho mais demorado para se concretizar, para ser escrito, foi mais trabalhado, mais elaborado, e por isso mais profundo, aprofunda a fé. João foi mais cuidadoso ao elaborar seu evangelho. Digamos assim: o evangelho de João foi o mais grego dos 4 evangelhos da bíblia.
Lembrando que nos evangelhos sinóticos a fé dar origem aos milagres, no evangelho de João, os milagres dão origem a fé, como diz no capítulo 2, versículo 11, ou no capítulo 4, versículo 53. Cinco sinais(milagres), são exclusivos do evangelho de João: bodas de Caná, a cura dos dois paralíticos, cura do cego e ressurreição de Lázaro. Os outros 2 que tem também nos evangelhos sinóticos: a multiplicação dos pães e Jesus andando sobre as águas. Os relatos da agonia, insultos da noite, túnica de Jesus sem costura, lança do soldado na crucificação de Jesus, são pormenores de João. Em João, Jesus morre na véspera de Páscoa, nos sinóticos no dia da páscoa judaica. Temas importantes que não aparecem em João: a infância de Jesus, as tentações, sermão da montanha, o ensino de parábolas, as expulsões de demônios, a transfiguração, e a instituição da eucaristia.

Autor: Victor da Silva Pinheiro






quinta-feira, 20 de março de 2014

A História do Povo de Israel – Aula 1

A História do Povo de Israel – Aula 1


Escola de Teologia Discípulos Missionários, da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.


            O tripé da igreja é: sagradas escrituras, que iluminam a tradição e o magistério. A tradição vem dos padres, e está incluída o sermão, pregação, palestra, e homilia, além de todos os livros paralelos a bíblia. Nos primeiros séculos do cristianismo, a sagrada escritura era ensinada, principalmente, no rito da missa. O método de ler a bíblia é orante, que pode ser: exegético, estuda as origens, e hermenêutica, que faz uma atualização segundo a leitura. Deve-se evitar fazer a leitura fundamentalista, que pode ser, por exemplo, interpretar algumas passagens para favorecer determinado grupo em determinadas circunstâncias, ou ler ao pé-da-letra, sem uma linguagem simbólica, algumas partes da escritura. A leitura da bíblia deve ser feita de maneira muito mais ampla.
            O professor falou hoje das 3 correntes de cristãos protestantes que existem: a primeira é com relação a reforma, que segundo o professor, são mais parecidos com os católicos. Com uma cisão no meio da reforma, surge os pentecostais, que uma cisão no meio pentecostal, surge os neopentecostais. 

            O que há de peculiar entre a Arca de Noé e a cruz de Jesus? São feitos de madeira, e simbolizam a salvação.

            A bíblia tem 73 livros, sendo 27 do Novo Testamento, e 46 do Antigo Testamento. Foi traduzida até hoje para várias línguas. É o livro mais vendido do mundo, porém, segundo o professor, um dos menos lidos. O Antigo Testamento Cristão Protestante tem 7 livros a menos, justamente os únicos livros do Antigo Testamento que foram escritos originalmente em grego. Além do grego, as duas outras línguas da bíblia foram: aramaico e hebraico.

            Gênero literário é um estilo de narração que se usa na explicação de um assunto, os temas são: poético (Salmos, Cânticos dos Cânticos); profético (profetas); Apocalíptico (Daniel, Apocalipse); Estória (Parábolas de Jesus); Drama (Apocalipse); Novela (Jó); Cartas (Paulo).

Autor: Victor da Silva Pinheiro




quarta-feira, 12 de março de 2014

Teologia Joanina - Aula 1

Teologia Joanina - Aula 1


Escola de Teologia Discípulos Missionários, da Igreja Santa Júlia, do bairro da Torre, da cidade de João Pessoa, estado da Paraíba, Brasil.

Falando um pouco da história e do contexto em que nasceu a igreja cristã e o Novo Testamento, a maioria dos estudiosos do assunto acreditam que os fatos ocorreram de maneira aproximada, nesses períodos: entre os anos 30 e 33 do primeiro século, Jesus teve sua vida pública, porém, estudiosos já acreditam que esse período aconteceu cerca de 4 anos antes. Já que acreditam que Jesus nasceu entre 6 ou 4 anos antes do ano do Senhor. Aproximadamente 20 anos depois, por volta do ano 50 do primeiro século, Paulo escreve o primeiro livro do Novo Testamento: I Tessalonicenses. Entre os anos de 67 e 70, o Evangelho de Marcos é escrito. Entre os anos de 80 e 85 os Evangelhos de Mateus e Lucas são escritos. E por fim entre os anos de 90 a 100, a literatura joanina é escrita: Evangelho de João, Cartas de João e Apocalipse. Nessa linha histórica, segundo a maioria dos estudiosos, há uma certa compreensão e evolução a medida do passar dos anos, que segundo os estudiosos, dá credibilidade verídica as datas que ocorreram esses fatos e escritos.
Não quer dizer necessariamente que esses que dão nome aos evangelhos escreveram originalmente os evangelhos, pode ter sido um dos discípulos das comunidades de cada um destes. Lembrando que Mateus e Lucas leram Marcos para escreveram os seus evangelhos. Marcos tinha uma função de leitura para pagãos que estavam se convertendo ao cristianismo, tanto que tem pouca menção ao Antigo Testamento. Mateus foi escrito para judeus, tanto que é recheado de menções ao Antigo Testamento. E Lucas tem uma função social, com destaque das participações das mulheres. Esses são os chamados Evangelhos Sinóticos, pois esses 3 tem muitas semelhanças entre si, com destaque também para as diferenças dessas semelhanças. Quem aprofundou esse ideia de separar esses Evangelhos em Sinóticos, foi um Cristão Protestante do século 18, segundo o professor.
Agora vamos iniciar o estudo no Evangelho de João. O Evangelhos de João é mais filosófico e simbólico, por isso não faz parte dos sinóticos. É diferenciado. Nele há somente 7 milagres, dentre esses sete, cinco milagres são exclusivos do Evangelho de João. Maria tem papel importante nesse Evangelho, desde do início do Evangelho com o milagre das bodas de Caná, num casamento, e termina também num casamento a participação de Maria: na crucificação. Fazendo então um arco que liga os dois casamentos, onde Maria se faz presente.
O Evangelho de João é dividido em duas partes: o livro dos sinais, do capítulo 1, versículo 19 ao capítulo 11, versículo 54; e o livro das glorificações, do capítulo 13, versículo 1 ao capítulo 20, versículo 31. O capítulo 21 é um acréscimo posterior a data que foi escrito o Evangelho. João trata o caminho de Jesus para cruz como a glória. As fases podem ser 3: fase inicial: batismo de João, chamado dos discípulos; fase central: milagres (sinais e pregações); fase final: paixão morte e ressurreição.
Nos Evangelhos Sinóticos, a fé atrai os milagres, já no Evangelho de João, os milagres atraem a fé. Para suscitar a fé. Na comunidade há um progresso dos sinais(milagres), desde o primeiro milagre, as bodas de Caná, até o último milagre, a ressurreição de Lázaro, onde esse último milagre já aponta, prepara para a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Principalmente esse último milagre, mais todos os outros 6 milagres, de algum modo, de modo progressivo, também vão preparado para a cruz. A paixão em João é mais detalhada e extensa. Tudo que vem antes na vida de Jesus Cristo, antes da paixão, morte e ressurreição, encontra seu significado justamente na paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Autor: Victor da Silva Pinheiro